Rádio e TV são os meios de comunicação com mais credibilidade junto à população, aponta pesquisa

Levantamento da agência de inteligência de dados Ponto MAP identifica que 81% dos consumidores confiam nas rádios e 69% nas informações recebidas via televisão aberta

07/04/2025


Rádio e televisão são os meios de acesso à informação considerados como os mais confiáveis entre os brasileiros. A conclusão vem da pesquisa Credibilidade das Mídias, realizada pela agência de inteligência de dados Ponto MAP, em parceria com a ferramenta de tecnologia V-Tracker. Entre os participantes do levantamento, 81% responderam que confiam no rádio, levando o veículo à primeira posição do ranking. A televisão aparece na sequência com 75% de percepção de credibilidade na TV fechada e 69% na aberta. A diretora executiva da agência Ponto Map, Giovanna Masullo, avalia os fatores que contribuem com esta percepção dos consumidores.

“O brasileiro confia, acredita mais e vê mais credibilidade no jornalismo profissional, nas plataformas tradicionais de comunicação, onde está a imprensa. Porque são empresas, têm endereço, CNPJ, são responsáveis por aquilo que publicam. Isso transmite confiança às pessoas, que são assoladas diariamente por informações de diversas fontes. O jornalismo profissional averigua, investiga, apura. Isso gera confiança, diferentemente das redes sociais, onde a fonte das informações não tem rosto, muitas vezes não é identificada” avalia Giovanna Masullo, diretora executiva da agência Ponto MAP.

A pesquisa identificou que os brasileiros acessam redes sociais e aplicativos de mensagem com mais frequência, mas acreditam menos nas informações recebidas pelas plataformas, que detém a confiança de 41% e 51% dos participantes, respectivamente. “São dados muito interessantes, que mostram esta divergência. Aquilo que é mais consumido não é o que o brasileiro mais confia, mas o oposto. Ele tem mais consumo de redes sociais e WhatsApp, mas não acredita em tudo que recebe, é criterioso, tem perfil crítico, vai investigar a informação e se certificar”, observa Masullo.

Na última semana, a pesquisa de credibilidade das mídias recebeu destaque em sessão da Assembleia Legislativa de Santa Catarina durante manifestação do deputado estadual Napoleão Bernardes. “O rádio é uma ferramenta extraordinária de utilidade e serviço público. Com certeza estes números retratam aquilo que temos convicção, que é um veículo de credibilidade, que está sempre na confiança das pessoas. E no caso específico de Santa Catarina temos uma radiodifusão de alta qualidade, com extraordinários profissionais e emissoras de excelência. A rádio é o veículo de comunicação mais próximo para levar aquilo que está acontecendo em tempo real para a comunidade”, comenta o parlamentar.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

A percepção é compartilhada pela diretora executiva da agência Ponto MAP, Giovanna Masullo. “A rádio, além de ter grandes nomes do jornalismo, tem a proximidade com o ouvinte, trata dos problemas do dia a dia, da realidade que impacta as pessoas. Fora dos centros urbanos, as pessoas conhecem quem faz a programação da rádio. Essa proximidade e sensação de pertencimento e de comunidade que as rádios transmitem contribuiu para esta liderança. A TV aparece logo na sequência, ela está na casa dos brasileiros há muitos anos e também tem esta proximidade com a sociedade em geral”, reforça.

Especializada em análise de dados relacionados à comunicação, a agência Ponto Map realizou a pesquisa de Credibilidade das Mídias como um levantamento institucional para identificação da percepção do público sobre as informações recebidas nas diversas mídias. Ao todo, 2.051 pessoas participaram do estudo, que tem margem de erro de 2,2% e índice de confiança de 95%.

Ouça matéria da RNA - AQUI




Repórter: Kadu Reis/ RNA

Pesquisa
Últimas notícias