Montadoras rejeitam big techs para buscar experiências próprias em seus multimídias; rádio pode sair ganhando

Rejeição ao CarPlay Ultra e ao Android Auto reforça aposta das montadoras em sistemas próprios; rádio FM segue incluído nas soluções, ganhando espaço nas experiências embarcadas

07/08/2025


Três anos após anunciar uma revolução na integração de sistemas com os painéis automotivos, a Apple viu sua nova versão, o CarPlay Ultra, estrear discretamente em maio por meio da Aston Martin. No entanto, o impacto ficou aquém das expectativas, e o sistema segue rejeitado por uma lista crescente de fabricantes, que agora inclui também a BMW. O movimento de não adoção de uma integração mais ampla com a Apple também é acompanhado por uma rejeição ao Android Auto, já que as montadoras buscam sistemas próprios para diferenciarem a experiência dos usuários nos multimídias e ampliarem a oferta de serviços próprios. O rádio pode se beneficiar desse cenário, seja pela maior adoção ou pela rejeição desses sistemas.

Segundo o BMW Blog, a montadora alemã afirmou que “atualmente não tem planos” de implementar o CarPlay Ultra em seus modelos. A decisão se soma à de marcas como Mercedes-Benz, Audi, Polestar e Volvo, que optaram por manter o controle sobre suas próprias interfaces — no caso da BMW, o sistema iDrive, que gerencia desde comandos básicos até configurações avançadas do veículo, como ajustes de suspensão.

A resistência ao CarPlay Ultra reflete uma disputa que vai além de preferências técnicas. Com as telas dos veículos ganhando protagonismo e potencial de gerar receita, entregar esse espaço a uma big tech é visto por algumas montadoras mais como uma perda de controle do que como uma colaboração estratégica. Exemplo disso é a General Motors, que já havia abolido o uso do CarPlay em favor de uma plataforma proprietária.

O tudoradio.com já vem acompanhando essa “queda de braço” entre big techs e montadoras automotivas nos últimos anos. As marcas buscam focar na experiência em seus “cockpits”, oferecendo serviços conectados aos motoristas e passageiros, sem perder o controle desses ambientes. A personalização ao estilo da marca é essencial como diferencial na concorrência entre as fabricantes. Esse movimento é dificultado pela maior integração com sistemas como Apple CarPlay e Android Auto.

Nos dois caminhos adotados pelas big techs ou pelas montadoras, o rádio FM é incluído quando há maior integração. O mesmo ocorre quando a montadora parte para iniciativas próprias, incorporando a recepção de FM como parte da experiência integrada aos serviços oferecidos pelas marcas.

Em 2023, um executivo da General Motors destacou questões de segurança para justificar a retirada desses sistemas dos veículos produzidos pela montadora. Além disso, há um plano das marcas automobilísticas de assumir a venda e execução de mídia nesses ambientes, reconduzindo o usuário/motorista para o ecossistema desenvolvido pela própria montadora.

Encruzilhada para as montadoras: o usuário deseja sistemas como Apple CarPlay e Android Auto

Uma pesquisa de 2024 revelou que a maioria dos consumidores prefere veículos equipados com Apple CarPlay e Android Auto. O estudo, conduzido pela J.D. Power, destacou que a integração de smartphones é um fator decisivo na compra de veículos, devido à conveniência e funcionalidades oferecidas por esses sistemas. Aproximadamente 80% dos entrevistados consideram a presença do CarPlay ou Android Auto como essencial ou muito importante na decisão de compra.

A pesquisa também apontou que a facilidade de uso e a integração com aplicativos de navegação e entretenimento são altamente valorizadas pelos usuários. Além disso, os consumidores têm uma percepção positiva sobre a segurança proporcionada por essas plataformas, que permitem o uso de comandos de voz e outras funcionalidades hands-free, reduzindo a necessidade de interações manuais durante a condução.

De acordo com o levantamento, se o emparelhamento de smartphones fosse abolido dos veículos, globalmente 35% dos motoristas continuariam a usar apenas o sistema multimídia do carro, 52% usariam o celular mesmo assim, e 14% trocariam de veículo.

A implementação do Apple CarPlay e Android Auto em veículos não apenas aumenta a segurança ao evitar que o motorista olhe para a tela menor do celular, mas também reduz o risco de furtos, especialmente no Brasil, onde o roubo de celulares é comum. Esses sistemas oferecem uma combinação de facilidade e segurança para o condutor, destaca a mídia especializada em cobertura automotiva.

Por fim, a pesquisa mostrou que muitos proprietários estão dispostos a instalar esses sistemas mesmo que seus carros não venham equipados de fábrica. Cerca de 30% dos proprietários de carros elétricos e 17% dos donos de veículos movidos a diesel ou gás considerariam a instalação do sistema.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

E o rádio nesse ambiente?


Qualquer assunto que envolva a oferta de serviços de mídia em automóveis precisa ser tratado como prioridade pelo rádio, já que é um ambiente amplamente dominado pelo meio, sendo vital para a manutenção da relevância do setor. A experiência dos ouvintes tem sido aprimorada através dessas telas modernas, seja nos automóveis, smartphones ou outros dispositivos conectados. O tudoradio.com tem se dedicado a esse assunto, destacando um aumento do interesse em anúncios visuais nos receptores de rádio automotivos.

Empresas do setor, como o tudoradio.com, têm investido nesses ambientes conectados. Recentemente, o app agregador de rádios do portal passou a ser compatível com o Apple CarPlay, permitindo a experiência de rádio via streaming diretamente na tela dos automóveis compatíveis. Na nova plataforma, estão disponíveis as estações favoritas do usuário; também é possível descobrir as emissoras em destaque na plataforma e navegar pelas rádios locais, tudo com acesso rápido e facilitado. O app tudoradio.com no CarPlay mantém a lógica do smartphone: é personalizável e segue a mesma lógica de um receptor de rádio tradicional na exibição das estações.

No caso do Apple CarPlay, desde o anúncio feito em 2022, o rádio FM está no sistema da Apple, através da recepção do sinal do ar, possível pela maior integração com o dispositivo instalado nos carros. Mas para que isso seja efetivo, é necessária a adoção completa do sistema pelas montadoras, movimento este que não está ocorrendo como esperado pela empresa.

O assunto "rádio no carro" é fundamental para todas as frentes envolvidas. Isso ocorre devido ao fato dos consumidores desejarem pelo receptor AM/FM em seus veículos na hora da compra de um automóvel e também pelo tamanho do consumo de rádio nesse ambiente, que segue hegemonico nos principais mercados do planeta.

Repórter: TudoRádio

Mercado
Últimas notícias