Vantagem da adoção da inteligência artificial para agências

Como as marcas podem se apoiar nas capacidades de agências parceiras para acelerar a inovação no setor publicitário?

08/08/2025


As agências estão na vanguarda da adoção de inteligência artificial e as marcas têm muito a ganhar com isso.

Paul Limbrey, Google VP of global and agency partnerships, explica como as marcas podem se apoiar nas capacidades de agências parceiras para acelerar a inovação no setor publicitário.

No cenário atual do marketing, que é cada vez mais dinâmico, a IA não é mais um conceito futurístico – é um imperativo presente. O que se torna cada vez mais claro é que as agências de publicidade estão liderando a adoção da IA, muitas vezes superando as equipes de marketing internas das próprias marcas.

Como sabemos disso? Em parceria com o Boston Consulting Group (BCG), entrevistamos mais de 800 especialistas de agências sobre suas iniciativas de IA. Em média, as agências estão 35% mais avançadas que os anunciantes, em diversas áreas no marketing, desde mensuração e insights até criação e conteúdo.

No entanto, os profissionais de marketing ainda não estão aproveitando todo o potencial dessa oportunidade. Somente 42% dos anunciantes afirmam que suas agências parceiras os auxiliaram na capacitação sobre soluções de marketing com inteligência artificial.

Para se beneficiar plenamente, é fundamental trabalhar com parceiros – agências, consultores estratégicos, provedores de tecnologia e integradores de sistemas – que possuam as habilidades necessárias para construir o futuro: um ecossistema de parceiros de marketing de IA.

De um guia de conversação até uma série de exemplos ilustrativos, a seguir está tudo o que você precisa saber para maximizar o ROI por meio da inteligência artificial e de parcerias estratégicas com agências.

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O poder do ecossistema de parceiros

Portanto, para as marcas que estão investindo em IA, a primeira grande pergunta é como obter as soluções certas. É melhor criar algo novo do zero, comprar um produto existente de uma empresa especializada ou se associar a uma empresa de tecnologia que já possui várias ferramentas prontas para uso? No Google, estamos focados em ajudar as agências a inovar com inteligência artificial, o que, por sua vez, ajuda as marcas a construir suas próprias equipes dos sonhos de marketing e IA.

E ao que parece, todos estão na mesma página. Em três anos, 87% das maiores holdings do setor afirmam que vão oferecer aos clientes times personalizados compostos por profissionais de diferentes agências. Atualmente, 68% já estão fazendo isso.

Globalmente, as agências em estágio de liderança, quando comparadas aos seus pares em estágios iniciais, reportaram nos últimos 12 meses: crescimento 1,6 x maior de novos negócios; ganhos de eficiência 2,6 x maiores; e rentabilidade 1,1 x maior.

Vamos explorar como marcas e agências reais impulsionam crescimento, eficiência e lucratividade por meio da adoção de IA e da cocriação de soluções.

Mensuração mais inteligente e análise de ROI

De modo geral, as agências estão mais bem preparadas que os times de marketing das próprias marcas na aplicação de inteligência artificial para casos de mensuração, incluindo a sintetização de resultados e na execução de modelagem de marketing mix. Em média, as agências estão 57% mais avançadas no uso de IA para mensuração de campanhas em comparação com os anunciantes.5

Interpublic: por meio da sua plataforma Interact, a Interpublic, (holding de comunicação norte-americana), criou um módulo de visualização de dados abrangente para os testes do Google, permitindo que as equipes de anunciantes analisem dados facilmente e obtenham recomendações geradas por inteligência artificial. Mais de 70 marcas lançaram, concluíram e promoveram experimentos diretamente do console, gerando um incremento superior a 30% na taxa de conversão de suas campanhas.

O resultado? Ao combinar insights gerados por IA aos seus dados, os profissionais de marketing podem usar essas informações com mais facilidade. Mas para fazer isso, eles precisam de acesso a equipes com experiência em inteligência artificial. E em média, as agências estão 20% mais avançadas do que os anunciantes no uso de IA para gerar novos insights sobre o consumidor.

Jellyfish: veja este exemplo da Jellyfish – empresa global de marketing digital integrado. Construída no Google Cloud e impulsionada pelo Gemini, a plataforma Share of Model da agência capacita os profissionais de marketing com insights baseados em IA. A solução analisa as respostas de Grandes Modelos de Linguagem e perguntas sobre categorias de produtos, sobrepondo esses insights com dados do Google Ads para ajudar os marketers a otimizar suas estratégias de Performance Max e correspondência ampla.

Compra de mídia personalizada e eficiente

Para alcançar o sonho de atingir a pessoa certa, com a mensagem certa e no momento certo, recorra ao seu ecossistema de parceiros. As agências estão 22% mais avançadas que os anunciantes no uso de IA para alcançar públicos, desde a definição de segmentos até a personalização de campanhas.

Omnicom Media Group (OMG): a agência implementa estratégias de lances impulsionadas por IA e alimentadas por vastas fontes – dados proprietários da Omni, dados de vendas e dados de parceiros. Um dos maiores clientes da OMG usou o Omni Bid Agent para otimizar as vendas offline. O resultado? Um aumento significativo no retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS) em todos os formatos de anúncio, incluindo um aumento de 107% no ROAS de display, um aumento de 567% no ROAS de vídeo e um aumento de 153% no ROAS do YouTube.

As agências também estão mais bem preparadas para atender à demanda em diferentes plataformas e canais, liberando tempo para suas equipes se dedicarem à estratégia.

Dentsu: a plataforma Pipes da Dentsu simplifica as operações de campanha e melhora o desempenho entre canais. Isso possibilitou que as equipes da Dentsu reinvestissem um adicional de 11% de seu tempo semanal em trabalho estratégico, que ajuda a atingir os objetivos de negócio de seus clientes.

Estratégia e execução criativa impulsionadas por IA

As principais agências estão usando a inteligência artificial para desenvolver, personalizar e analisar peças criativas. Isso vale para todo o fluxo de trabalho. Em média, as agências estão 59% mais avançadas do que os anunciantes no uso de IA para estratégia criativa.

E os testes criativos impulsionados por inteligência artificial estão se tornando essenciais para as agências de ponta: 69% destas ampliaram o uso de IA para otimizar o desempenho criativo, como identificar tendências em peças de alta performance. Apenas 28% dos adotantes em estágio inicial fizeram o mesmo.

As agências mais competitivas costumam ter ferramentas de criação e mídia integradas que otimizam as ativações, selecionando automaticamente os melhores materiais para públicos específicos.

Monks: a empresa de marketing e tecnologia usou IA para personalizar criativos em vídeo de acordo com as preferências dos usuários. Como resultado, mais pessoas passaram a compartilhá-los: a Monks relatou um aumento de 20% a 25% nas taxas de engajamento.

Making Science: a plataforma agentic AI da agência, ad-machina, automatiza a geração de materiais e otimiza peças criativas com insights baseados em dados, alcançando escala com uma relevância sem precedentes. Ao automatizar 80% das tarefas e aumentar as conversões em 30%, a plataforma maximiza a performance.

Para elevar sua posição, independentemente de onde você esteja em sua jornada de IA, envolva sua agência desde o início e com frequência.

Por meio de parcerias com agências cuidadosamente escolhidas, é possível garantir longevidade e até mesmo crescimento, aproveitando a soma de anos de experiência em integração de IA, talentos especializados e abertura à inovação.

Repórter: Acontecendo Aqui

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