Estudo destaca crescimento de projetos que combinam rádio, podcasts, vídeo, redes sociais e eventos ao vivo, fortalecendo o vínculo com a audiência e ampliando o alcance das marcas
09/12/2025
A relação entre comunicadores e seus públicos está cada vez mais em formato multiplataforma, inclusive quando se trata de conteúdo de áudio. Segundo uma análise divulgada pela Audacy Insights, relacionada ao segundo maior grupo de rádios dos EUA, cresce o número de ouvintes que acompanham seus criadores favoritos em diversas plataformas, indo além do rádio tradicional ou dos agregadores de podcast e streaming. Essa movimentação está sendo descrita como um “multiverso do áudio”, impulsionado por audiências que priorizam os comunicadores — e não necessariamente os meios onde eles estão.
Entre os principais destaques apontados pela Audacy estão: a consolidação de programas como franquias 360°, que abrangem redes sociais, eventos, produtos e vídeos; a força do vídeo no crescimento dos podcasts; e o impacto direto dessa estratégia nas oportunidades de publicidade. A empresa também revela que 42% dos ouvintes preferem podcasts com conteúdo visual e que 48% se sentem mais conectados a comunicadores que marcam presença além da programação tradicional.
Esse novo comportamento de consumo tem levado diversos projetos a operarem como verdadeiros ecossistemas de mídia, com desdobramentos em redes sociais, eventos ao vivo, livros e itens promocionais. “Isso não é apenas um programa, é um universo”, define a Audacy. O programa The Sports Junkies, transmitido pela 106.7 The Fan WJFK-FM, que cobre a área metropolitana de Washington (EUA), é citado como um exemplo de referência dessa tendência pela empresa.
A base dessa transformação está na mudança de foco do público, que passou a valorizar mais os criadores do que os canais pelos quais eles se apresentam. “Não estamos apenas escolhendo programas; estamos escolhendo vozes nas quais confiamos, contadores de histórias que nos encantam, comunicadores que fazem parte da nossa rotina”, afirma o relatório.
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O formato em vídeo, cada vez mais presente no universo dos podcasts, tem desempenhado papel estratégico nesse avanço. Segundo a Audacy, cresce a expectativa por elementos visuais por parte do público, o que tem gerado formatos híbridos que combinam imagem e som — e, com isso, novas possibilidades para os anunciantes. As oportunidades vão desde inserções de produtos e patrocínios de transmissões ao vivo até o uso de cortes em vídeo para redes sociais.
Apesar de manter o áudio como prioridade, a Audacy informa que tem investido nesses novos modelos de distribuição. “O efeito dos criadores é real”, reforça a empresa. “E está redesenhando como a influência é construída e como as marcas conseguem se destacar em meio à concorrência por atenção.”
Recentemente, o tudoradio.com chegou a divulgar outro levantamento da Audacy, destacando o impacto da relação entre comunicadores e ouvintes na eficácia publicitária. A iniciativa faz parte da nova fase do State of Audio Fall Report, estudo que tem como objetivo analisar tendências no consumo de áudio e seus efeitos comerciais. Entre os destaques está o conceito de “creator effect”, que aponta o rádio e os podcasts como ambientes de confiança e engajamento profundo, com potencial superior ao das mídias sociais. Os dados colaboram com outras pesquisas e debates realizados no setor nesses últimos dias, como o fato de especialistas reforçarem que os comunicadores são diferenciais competitivos do rádio e alertarem para riscos de cortes em equipes.
Repórter: TudoRádio