Pesquisa foi divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Mapa em parceria com o trade de comunicação catarinense.
11/06/2014O mercado de veiculação publicitária em Santa Catarina alcançou o valor de R$ 1.183 bilhão no ano passado, o que representa um crescimento de 10,1%, se comparado com 2012. Considerando a inflação de 5,91% no período, o crescimento real foi de 4,2%. Os números da 10ª edição do levantamento do investimento publicitário no Estado foram divulgados pelo Instituto Mapa, durante café da manhã, promovido pelo trade de comunicação catarinense, no hotel Mercure, em Florianópolis. “O dado revela a robustez do mercado de Santa Catarina”, explicou o presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT, Rubens Olbrisch. A pesquisa é a única do país que revela o bolo publicitário estadual.
Participaram do levantamento do Mapa 281 veículos de comunicação, que correspondem a 81% do total de faturamento. De acordo com a pesquisa, os índices de cada veículo no bolo publicitário variaram muito pouco. Ficou assim dividido: TV aberta (51%), Jornal (20,4%), Rádio (19,6%), Mídia Exterior (5,5%), Revista (1,6%), TV fechada (1,2% e Internet (0,6%).
Ainda segundo o estudo do Mapa, 46% dos anunciantes são nacionais, 27% estaduais e 27% locais. A iniciativa privada foi responsável por 86% do investimento publicitário. Todo o segmento contribui com 9.2 mil empregos diretos. Outro dado importante é que 96,2% dos entrevistados afirmaram que aumentarão o faturamento este ano.
Entidades do trade:
- ABAP/SC – Associação das Agências de Publicidade de Santa Catarina
- ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e TV
- ADI/SC – Associação dos Diários de Santa Catarina
- ADJORI – Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina
- SINAPRO/SC – Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina
- SINDEJOR/SC – Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina
- SERT/SC – Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão de Santa Catarina
Clique, AQUI, para conferir a íntegra da pesquisa.
Fotos: Assessoria de Comunicação ACAERT
Secretário de Comunicação Nelson Santiago com representantes do trade de comunicação
Repórter: Assessoria de Comunicação ACAERT