Nos Estados Unidos, a publicidade terá um novo impulso entre 2021 e 2025, com crescimento na verba de anunciantes locais. Há semelhanças com o mercado brasileiro
24/03/2021Uma estimativa atualizada pela Borrell and Associates sobre o mercado norte-americano pode dar uma pista para um futuro próximo no Brasil. Segundo a análise divulgada nesta semana, a publicidade terá um novo impulso entre 2021 e 2025, com crescimento na verba de anunciantes locais. É previsto um gasto de US$ 127,3 bilhões para este ano, ou seja, 7,3% acima do que foi observado em 2020. Para o rádio, a Borrell observa um "crescimento saudável" no investimento publicitário.
Na média, o rádio vai experimentar um crescimento de 6,9% em
2021 nos Estados Unidos, bem próximo da média geral de gastos por anunciantes
locais. Mas a análise da Borrell chama a atenção para o crescimento desigual
entre os mercados: algumas praças terão avanços de dois dígitos (até 20% em
alguns casos), enquanto outros poderão experimentar uma certa estabilidade no
investimento publicitário.
A análise também destaca dois pontos, um positivo e outro
negativo. A boa notícia é de que um crescimento de 7,3% é considerado
significativo, assim como os números aguardados para o rádio em 2021. E o lado
ruim da história é que ele ainda não será suficiente para resolver a queda
experimentada em 2020.
Segundo a Borrell, o mercado local de publicidade encolheu US$ 9,3 bilhões em 2020. Já para 2021, a previsão é que a publicidade local cresça US$ 8,6 bilhões, um aumento de 7,3%. Isso ainda deixa um déficit de US $ 700 milhões em relação à situação vivida em 2019. Setores como automotivo, restaurantes e imóveis devem puxar essa alta do mercado local de publicidade em 2021.
E a recuperação entre os mercados varia de acordo com a
situação de cada cidade. A Borrell lembra que algumas cidades tiveram situação
menos pior do que outras durante o auge da pandemia nos Estados Unidos. Há
locais onde a falência de empresas foi mais presente do que em outros. E isso
pode impactar no volume de investimentos em mídia nesta retomada.
E o Brasil?
É possível também que a recuperação aguardada para o mercado de rádio dos Estados Unidos em 2021 seja experimentada de forma mais clara no Brasil em 2022. Conforme já noticiado pelo tudoradio.com, a recuperação econômica está atrelada à vacinação, segundo expectativas de executivos do setor de rádio. E a situação norte-americana está mais adiantada que a brasileira. Para se ter uma ideia, já está previsto o retorno de grandes festivais de música nos EUA para o segundo semestre deste ano.
Repórter: Tudoradio.com