Com maior consumo de rádio digitalmente, ampliam impressões de anúncios e a publicidade programática já está em alta
03/08/2021O áudio digital deverá percorrer o mesmo caminho de plataformas como portais de internet e aplicativos em dispositivos móveis: crescer na veiculação de anúncios programáticos. Essa afirmação é baseada na fala de uma diretora da Triton Digital durante o RAIN Global Business Summit na semana passada. Stephanie Donovan relatou que aumentou o consumo de streaming e isso também tem ampliado as impressões de anúncios, com base na rede gerida pela empresa canadense. O avanço nesse formato de publicidade também está atrelado a um maior interesse dos compradores de mídia.
82% de anunciantes conseguem atribuir uma venda à campanha em áudio, segundo relatório
O anúncio em áudio programático é aquele executado exclusivamente na transmissão digital, ou seja, via streaming de uma rádio, por exemplo. Ele pode aparecer antes da entrada do áudio ao vivo da emissora que o usuário conectar ou durante intervalos específicos da programação executada via internet. Em alguns casos, como nos Estados Unidos, rádios optam pela execução de anúncios programáticos (ou venda digital direta) no lugar do tradicional intervalo que vai ao ar via FM ou AM. Inclusive, se você é um ouvinte que está no Rio de Janeiro e conecta ao streaming de uma rádio de São Paulo, é possível ouvir as publicidades do local onde você está e não da praça de origem da emissora selecionada.
Smart Speaker e Smartphone. (Crédito: Unsplash)
Rádio: 8 formatos e tendências digitais para publicidade na sua emissora
Além de um maior consumo de áudio digital, este acelerado pela pandemia da Covid-19, também houve um aumento na quantidade de inventário que os editores estavam disponibilizando para venda em plataformas programáticas, impactando na quantidade de compras programáticas. Ou seja, mais geradores de conteúdo, como emissoras de rádio, passaram a contar com esse formato de publicidade em sua entrega digital.
Stephanie destaca também que o aumento no consumo de áudio via dispositivos como smart speakers também ajudaram no avanço desse tipo de publicidade digital. E a executiva também destacou que mais agências diretas estão procurando comprar seus anúncios de áudio digital por meio de uma plataforma automatizada. "Eu realmente acredito que o áudio programático está abrindo novos orçamentos para áudio e acho que há uma oportunidade importante para o áudio continuar a crescer", afirma Donovan.
Em sua fala, Donovan também destacou que um dos objetivos principais do setor é "a educação de agências e compradores" para essa modalidade de publicidade, mesmo com o áudio digital não sendo mais uma novidade. A executiva afirma que é necessário expandir as propostas de valor em relação ao vídeo online, display e outros formatos que os profissionais de marketing já vêm comprando há anos.
Stephanie também acredita que o fato do áudio estar sempre ativo, acompanhando a rotina do consumidor independente do que esteja fazendo, ponto forte do rádio, é um forte ponto de venda potencial. E que os vendedores também precisam fornecer aos compradores de mídia mais métricas, especialmente em comparação com vídeos online, ajudando assim nas decisões de compra de mídia.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Repórter: Tudorádio.com