Confira o desempenho do rádio e da tv. Houve consolidação do meio digital
14/09/2021O Grupo de Mídia São Paulo lançou nesta segunda-feira (13) o anuário “Mídia Dados Brasil 2021”, que traz um panorama completo desse segmento no mercado brasileiro. O trabalho traz as melhores informações sobre todos os canais de contado de mídia no País, e avança na coleta do universo digital, uma ferramenta essencial para os profissionais desse setor, os quais há décadas são apoiados pelo meticuloso trabalho do Grupo de Mídia São Paulo. Entre os dados compilados pela publicação estão pesquisas de empresas como Kantar Ibope, ComScore, Nielsen, Jovedata, IPC Marketing, IVC e YouPix. Combinada a veículos digitais, a TV atingiu numerosos recordes, com elevados níveis de engajamento, o que pode ser comprovado em detalhes nesta edição. O meio Rádio registrou sensível aumento de audiência em praticamente todos os grandes mercados brasileiros, consumido nas casas, carros e também em devices, pois praticamente todas as emissoras do país têm hoje seu sinal digital.
Quem sintetiza a relevância desse levantamento, que se aprimora a cada edição, é a presidente do Grupo, a publicitária Lica Bueno: “Aprender a pilotar com o avião no ar está na razão de ser do Grupo de Mídia São Paulo”. Segundo a executiva, a instituição segue em constante reinvenção e aprendizado. “Os desafios mais urgentes são, no momento, operar em real time e ampliar o entendimento da era digital pautada em dados. Todos precisamos ser híbridos e ainda mais ágeis. O mercado demanda dos profissionais de mídia, em especial os que detêm experiência em planejamento estratégico, aperfeiçoamento em relação aos canais digitais, à mídia programática, à BI e gestão de redes sociais”, acentua.
Entre as principais constatações do novo Mídia Dados estão a consolidação do meio digital, com movimentação do segmento de streaming de vídeo, a expansão do e-commerce (com novos sites e marketplaces), e a maior relevância de 'influenciadores' e podcasts para as marcas. "Sob os impactos da Covid-19, a publicidade brasileira reagiu rápido, buscando se adaptar a um cenário até então inimaginável. O Mídia Dados 2021 reflete em suas páginas parte dos esforços nesta direção", avalia Luciana Schwartz, à frente da equipe responsável pelo relatório e conselheira do Grupo de Midia.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Alguns dos aprendizados do Midia Dados 2021:
*O investimento publicitário, ao longo de 2020, caiu 19%, segundo o CENP-Meios, e 9% segundo o Kantar Ibope Media. Mas já há claros indicadores de recuperação;
* O meio Rádio registrou sensível aumento de audiência em praticamente todos os grandes mercados brasileiros, consumido nas casas, carros e devices, pois praticamente todas as emissoras têm hoje seu sinal digital. Os formatos inovadores tornados possíveis pela internet caso dos Podcasts, que vem ganhando audiência e atraindo a atenção dos anunciantes (Fonte: Podpesquisa – BPOD).
* Lives tornaram-se um acontecimento nos primeiros meses das restrições sociais. As empresas anunciantes tiraram proveito do formato, pouco explorado até então, associando suas marcas e produtos à artistas engajados na mobilização por doações para entidades e ONGs.
* O crescimento do consumo de Video on Demand (VOD)/Série também se refletiu nas redes sociais, sendo que Netflix ocupa 18 posições entre os Top 20 mais falados no Twitter. Perdidos em Floripa (Amazon) ficou em 5º lugar e As Five (Globoplay), na 17º colocação.
* No segmento Entretenimento, o Youtube, Uol Splash, Netflix, Globo e Terra ocupam as cinco primeiras posições do ranking. Já, na categoria redes sociais, as Top 5, em número de visitantes únicos são: Facebook, Instagram, Pinterest, Bytedance (Tik Tok) e Twitter. Durante a pandemia, também observamos um crescimento expressivo do uso de aplicativos. No ranking dos 30 mais acessados, estão apps de entretenimento e notícias como Facebook, Uol, Globo e Twitter, de e-commerce (Mercado Livre, Magazine Luiza e OLX) e de serviços financeiros (caixa.gov.br, Nubank), entre outros.
* O meio OOH, que nessa edição do Mídia Dados passou a consolidar também os dados de mídia em elevadores e mobiliário urbano, apresentou uma redução expressiva de audiência, nos primeiros meses da pandemia, principalmente em regiões com forte presença de empresas e opções de lazer. Contudo, o meio foi rápido em reagir, acompanhando a volta das pessoas às ruas. (Fonte Google/rdbtec).
Repórter: Grupo de Mídia SP