ACAERT lamenta informar o falecimento de seu comendador FERNANDO LINHARES DA SILVA

História de 60 anos dedicados à crônica esportiva, que o credenciou a receber a Comenda ACAERT

29/03/2022


Em 2005, no 12º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Chapecó, Fernando Linhares da Silva recebe a Comenda ACAERT do vice-presidente da entidade, Mário Neves e do saudoso Amilton Lisboa, que na época também era Comendador ACAERT


O jornalista e radialista FERNANDO LINHARES DA SILV* morreu na manhã desta terça-feira (29), em Florianópolis, aos 87 anos. Em 2005, em Chapecó, no 12º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, Linhares recebeu a Comenda ACAERT. Foram 60 anos dedicados ao jornalismo esportivo. Na década de 1950, ficou consagrado como um dos mais qualificados narradores de futebol da Capital, como titular da Rádio Guarujá, uma das principais emissoras do Estado.

Foi um dos principais comentaristas da Rádio Diário da Manhã, como colaborador do “Vanguarda”, na época o programa jornalístico de maior audiência em Santa Catarina, apresentado por Adolfo Zigelli. Linhares teve passagem pela antiga TV Cultura e no grupo RBS (hoje NSC). É autor do livro “Pasto do Bode, em que relata os principais fatos relacionados ao Estádio Adolfo Konder (também conhecido como “Campo da Liga)”, localizado no terreno onde atualmente fica o Beiramar Shopping.

Foi um dos fundadores da Casa do Jornalista e integrou diretorias da Associação Catarinense de Imprensa – ACI. Escritor, radialista, comentarista e apresentador, Fernando Linhares deixa a esposa Lourdes, seis filhos, dez netos, um bisneto.

 Confira a nota pesar da ACAERT:

 NOTA DE PESAR

 A ACAERT – Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão recebeu com profundo pesar nesta terça-feira (29/3), a triste notícia da morte de um de seus Comendadores, o jornalista Fernando Linhares da Silva.

Escritor, radialista, comentarista e apresentador, Linhares foi um dos mais qualificados narradores de futebol na década de 1950, pela Rádio Guarujá. Também foi um dos principais comentaristas da Rádio Diário da Manhã, como colaborador do “Vanguarda”, o programa jornalístico de maior audiência no Estado naquela época. Atuou também na antiga TV Cultura e no grupo RBS (hoje NSC).

Em 2005, recebeu a Comenda ACAERT durante o 12º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Chapecó, por sua carreira vitoriosa no jornalismo esportivo. Fernando Linhares da Silva foi um dos fundadores da Casa do Jornalista e integrou diretorias da Associação Catarinense de Imprensa - ACI.

 Manifestamos nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos. A radiodifusão catarinense e brasileira está de luto.

 Silvano Silva
Presidente


Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT

Nota de Pesar
Últimas notícias