Maior honraria da radiodifusão de Santa Catarina foi outorgada durante a abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Florianópolis
22/05/2022Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso
Foto: Fernando Willadino & Filipe Scotti | Galeria de fotos: https://bit.ly/albunscongresso
Maior honraria da radiodifusão de Santa Catarina, a Comenda ACAERT foi entregue neste domingo durante a abertura do 18º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão, em Florianópolis. Os homenageados deste ano são Ranieri Moacir Bertoli, ex-presidente e membro do Conselho Superior da entidade e também, in memorian, Rogério Pereira, o Pirata, radialista e líder comunitário da região serrana. A entrega da Comenda foi realizada pelo presidente da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão, Silvano Silva. Agora comendador, o taioense Ranieri Bertoli é formado em administração, além de atuar como radiodifusor, hoteleiro e reflorestador. Ex-presidente da ACAERT, entre 2003 e 2006, Bertoli foi surpreendido com a Comenda.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
"Recebo com muita satisfação e uma certa surpresa, já que não imaginava recebê-la tão cedo. Muita responsabilidade, pois todos que receberam fizeram muito pela radiodifusão. Talvez este reconhecimento seja por todo um trabalho que aprendi junto a diversas lendas da radiodifusão, que foram os meus padrinhos. Nunca fui do meio rádio e aos 18 anos peguei uma rádio para tocar. Na ACAERT fui bem recebido e tive os ensinamentos para poder, com meu DNA político, ajudar a radiodifusão a estar unida e forte", afirma o comendador.
A Comenda ACAERT também homenageou, in memorian, Rogério Pereira, o Pirata, radialista de São Joaquim que faleceu no ano passado, vítima da Covid-19. Locutor e posteriormente sócio da Rádio Difusora AM de São Joaquim, Pirata foi vice-presidente da ACAERT, além de ser um dos fundadores da Associação dos Produtores de Maçã e Pêra de Santa Catarina. A Comenda ACAERT foi recebida pelo filho de Pirata, também profissional de rádio, Marcelo Pereira, vice-presidente Adjunto Regional ACAERT do Planalto Serrano.
"Cumprimento a todos da ACAERT, o presidente Silvano, o presidente do Congresso, Carlos Amaral, e a todos os colegas de rádio e televisão. Era um sonho do meu pai, é uma honra muito grande para nós da família. Estendo esta homenagem a todos os joaquinenses, serranos, gaúchos e catarinenses. Meu pai sempre foi muito apoiado na região. Ficamos muito felizes, gratidão eterna à ACAERT pelo prestígio, memória e honra", agradece Pereira.
A entrega da Comenda ACAERT foi uma das primeiras atrações da 18º edição do Congresso Catarinense de Rádio e Televisão. O comendador Ranieri Bertoli celebra o retorno dos encontros presenciais após a paralisação forçada pela pandemia.
"É uma emoção reencontrar nossos amigos. Os encontros da ACAERT sempre foram muito constantes e a gente sempre conviveu. Ficamos dois anos enclausurados e encontrá-los é uma emoção. Ainda mais recebendo o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, que trouxe um presente para a radiodifusão com o assentamento, uma necessidade que o Ministério das Comunicações tinha. São mais de sete mil processos ao ano a menos, que ajudarão na desburocratização do Estado", analisa Bertoli.
Repórter: Kadu Reis