82% dos ouvintes de rádio lembram ter ouvido propaganda em áudio

Segundo levantamento do Inside Radio 2022, 6.677 anunciantes investiram no rádio no 1º semestre de 2022

22/09/2022

A Kantar IBOPE Media divulgou nesta quarta-feira (21) a nova edição do Inside Radio. O portal tudoradio.comabordou números importantes que foram levantados no estudo como, por exemplo, o crescimento no consumo do meio Brasil, que alcançou 83% dos brasileiros nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Além disso, o Inside Radio também mostrou números expressivos de pessoas que se lembram de ter ouvido propaganda em áudio e que compraram ou pesquisaram algum produto em função de um anúncio que ouviram no rádio.


Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail


Segundo levantamento, o rádio continua sendo um importante canal para a publicidade. 37% dos ouvintes que lembram ter ouvido propagandas já compraram ou pesquisaram produtos apresentados em anúncios no meio, especialmente em cinco categorias: supermercados/ hipermercados/ atacadistas, restaurantes/ lanchonetes, lojas de departamento, medicamentos em geral e serviços financeiros.

Por tudo isso, o volume de inserções tem aumentado ano após ano; cresceu 16% de janeiro a junho de 2021 em comparação ao mesmo período de 2020 e mais 25% de janeiro a junho de 2022 em comparação com o mesmo período de 2021. Os formatos comerciais mais utilizados são os de até 30 segundos: as inserções de 5 segundos subiram 47%, os comerciais de 15 segundos 13%, e dos de 30 segundos 24%.

Além disso, o estudo divulgado nesta quarta-feira mostrou que 82% dos ouvintes de rádio se lembraram de ter ouvido propaganda em áudio. Dentro desse estudo, 55% disseram que se lembram de comerciais no rádio. A propaganda feita por locutores são 42%. Os anúncios em podcast são lembrados por 20%. Os comerciais em aplicativo ou no site da emissora foram lembrados por 17%.


Mais destaques

O estudo divulgado em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira, mostrou que 6.677 anunciantes investiram no rádio no 1º semestre de 2022, distribuídos em mais de 7 mil marcas. Esses valores representam um aumento de 31% e 38%, respectivamente, em comparação ao mesmo período de 2021.

Outro dado importante é que, desses anunciantes, 3.200 são exclusivos, veiculando seus anúncios apenas no meio rádio. As marcas exclusivas no rádio chegam a quase 3.800. Em destaque também foram os 4 mil novos anunciantes que chegaram ao rádio no primeiro semestre de 2022. Ou seja, estes não haviam anunciado no rádio no mesmo período de 2021.

Os setores que mais anunciam no meio são serviços ao consumidor, com 26% do share, comércio (23%), administração pública e social (8%), financeiro e securitário (8%), cultura, lazer, esporte e turismo (7%), farmacêutico (5%), telecomunicações (4%), construção e acabamento (3%), alimentos (3%), e automotivo (2%).

As 13 regiões regulares pesquisadas pela Kantar IBOPE Media são: Grande São Paulo (SP), Grande Rio de Janeiro (RJ), Distrito Federal, Grande Belo Horizonte (MG), Grande Recife (PE), Grande Porto Alegre (RS), Grande Curitiba (PR), Grande Fortaleza (CE), Grande Salvador (BA), Grande Goiânia (GO), Campinas (SP), Grande Vitória (ES) e Grande Florianópolis (SC).


Repórter: Tudorádio.com

Últimas notícias