O futuro híbrido do rádio e a inovação na experiência do ouvinte
Especialistas debatem o futuro do rádio híbrido e aprimoramento da experiência do público
18/04/2023
No painel "Futuro do Rádio", Sam Matheny reuniu
representantes da Xperi, empresa líder no desenvolvimento de rádios híbridos,
especialmente para o setor automotivo. Os participantes discutiram a
importância da experiência do usuário e destacaram a necessidade de adaptação
do rádio aos dispositivos e plataformas modernas. A discussão ocorreu dentro da
programação organizada pela AESP e pela SET, durante o NAB Show 2023, dentro do
Las Vegas Convention Center. O tudoradio.com acompanhou de forma presencial.
Segundo eles, o rádio do futuro deve ser baseado em telas,
serviços conectados e elementos visuais, evitando a simples exibição de
frequências nos displays. O uso de metadados pode abrir diversas oportunidades,
mas é preciso aproveitar as ferramentas disponíveis para essa finalidade, como
o RDS e, posteriormente no caso do Brasil, os dados conectados.
O modelo híbrido, que combina dados e serviços para a recepção
do rádio, pode melhorar significativamente a experiência do ouvinte. Com
serviços conectados, é possível acompanhar e seguir os ouvintes, além de
ampliar a cobertura das emissoras através da troca automática entre o sinal do
ar e o streaming, de acordo com a melhor opção disponível no momento.
Os participantes também destacaram a conectividade entre o
rádio FM analógico e o rádio híbrido, mostrando que a integração entre o sinal
do ar analógico e o streaming é possível, mesmo sem o uso do sinal FM terrestre
digital.
Durante o NAB Show 2023, a Xperi conta com veículos em
exposição que dispõe da nova tecnologia de rádio em seus painéis, além de uma
explicação completa de como funciona a solução, que já está disponível de forma
global, através da nova plataforma DTS AutoStage.