Incêndios florestais começaram na terça-feira passada e rádio foi a principal fonte de informações
15/08/2023O meio rádio foi a única forma de comunicação para as comunidades do Havaí, nos Estados Unidos, no início dos incêndios florestais que atingiram principalmente a ilha de Maui. No local, foram contabilizadas 96 mortes, além da destruição da cidade histórica de Lahaina. O Pacific Media Group (que opera seis estações em Maui) e o iHeartMedia Honolulu, estão com ações locais. Chuck Bergson, presidente e CEO do Pacific Media Group destacou o rádio como o único meio de informações para as vítimas do incêndio. “O rádio tem sido a única linha de vida e comunicação para o povo de West Maui. Há dias que não há energia, água e serviço de Internet. A energia está lentamente voltando a ficar online”, frisou ao Radio Ink.
Bergson também se mostrou frustrado por conta a atuação do governo com relação ao rádio. “Foi frustrante nos estágios iniciais da crise porque os funcionários do governo local não compreendiam totalmente as capacidades e a importância do rádio. No começo, eles direcionavam as pessoas para um site, mas era inútil porque ninguém tinha internet”, explicou.
O CEO também disse que as redes sociais foram ineficazes na prestação de serviço. “A mídia social foi ineficaz nos estágios iniciais devido à falta de internet, mas a mídia digital, particularmente nosso site de notícias e informações, manteve as outras partes da ilha com internet e poder informadas. O Pacific Media Group juntou-se ao KAOI Radio Group, KPMW FM 105.5 e KAKU 88.5 na transmissão das atualizações mencionadas”, destacou.
iHeartMedia também realiza ações no Havaí
Outro importante grupo de comunicação, o iHeartMedia, também tem se movimentado no Havaí. O iHeartMedia Honolulu lançou a #KokuaforMaui, uma campanha de arrecadação de fundos para apoiar os esforços de socorro da Cruz Vermelha Americana nas Ilhas do Pacífico em Maui. “Com milhares de edifícios totalmente queimados e a contagem de vítimas aumentando diariamente, cada um de nós pode desempenhar um papel importante para trazer estabilidade e suprimentos para Maui”, disse o presidente da iHeartMedia Honolulu, Scott Hogle, em um comunicado.
A palavra havaiana Kokua significa “ajuda”. Seu significado mais profundo, no entanto, é oferecer ajuda aos outros de forma sacrificial, sem intenção de ganho pessoal. Os ouvintes são incentivados a fazer doações monetárias à Cruz Vermelha do Havaí para os esforços de socorro de Maui em www.KokuaforMaui.com e www.iHeartHelpsMaui.Com.
Repórter: Tudoradio.com