Consumo no digital vem crescendo
21/08/2023O rádio tem colecionado números expressivos em diferentes
países, com alta em seu consumo. Na França, onde o meio é monitorado pela
Médiamétrie, as principais descobertas da medição mais recente sobre o consumo
de rádio no país europeu são o crescimento no uso de dispositivos digitais para
acompanhar o conteúdo das estações e também um avanço no alcance diário do
rádio na região de Paris. No geral, mais de 93% da população francesa ouve
rádio todos os meses. Acompanhe os principais pontos:
Em toda a França, diariamente o rádio alcança 74% da população, totalizando mais de 39 milhões de pessoas com 13 anos ou mais (dados do trimestre de abril a junho de 2023). Se considerarmos um alcance mais amplo, esse número salta para 51,8 milhões de pessoas, que ouvem rádio em média 18 dias por mês, independente do dispositivo utilizado (rádio receptor tradicional em FM analógico, rádio digital DAB+, streaming de áudio, entre outros). O tempo médio diário de escuta por ouvinte é de 2 horas e 37 minutos.
Avanço no consumo digital conectado
Outro dado importante está relacionado ao uso de plataformas digitais conectadas para acompanhar o conteúdo das emissoras, referente aos dados globais de janeiro a março deste ano (sendo este o levantamento mais recente). Segundo a Médiamétrie, todos os dias, 9,3 milhões de pessoas ouvem rádio por meios digitais, (16,7% das pessoas com 13 anos ou mais), ou seja, 502 mil ouvintes a mais em 1 ano. Conforme a Médiamétrie, essa progressão na audição de rádio em mídias digitais é impulsionada pelo smartphone, sendo o principal dispositivo digital utilizado pelos franceses para ouvir rádio, com 5,6 milhões de seguidores diários. Já as smart-speakers (caixas de som com inteligência artificial) atraem 1,4 milhão de ouvintes todos os dias, à frente do uso de computadores para streaming das emissoras. Ouvir rádio em mídia digital atrai especialmente o público entre 35 e 49 anos (22,4% todos os dias). E, no total, o tempo de audição é de 2h12 em média por dia por ouvinte em meios digitais. A participação dos meios digitais na escuta de rádio está aumentando significativamente: agora representa 19,9% do volume total de escuta, em comparação com 18,6% no ano anterior.
E em Paris?
Já no recorte sobre a região Île-de-France, onde fica Paris, a Médiamétrie apontou um crescimento diário do alcance de rádio na comparação com anos anteriores. No levantamento mais recente (abril a junho), quase 6,7 milhões de franceses escutam alguma emissora todos os dias, número que era pouco acima de 6,4 milhões no mesmo período em 2022. A maior composição de audiência e também de alcance está no grupo de rádios consideradas "generalistas", ou seja, equivalentes às estações de jornalismo no Brasil. A liderança é da France Inter, rádio pública cujo alcance diário supera 1,3 milhão de pessoas, superando a antiga líder no setor, a RTL.
Entre os musicais nacionais, o maior alcance diário é da Skyrock (rap/hip hop/R&B), seguida pela NRJ (Pop CHR/Electro) e a Nostalgie (classic hits). Se somarmos esse grupo (que são bandeiras de redes nacionais musicais) ao grupo considerado local (mas também musical), o rádio de entretenimento/musical detém os maiores volumes de audiência e alcance da região de Paris.
Repórter: Tudoradio.com