Agência WARC prevê alta global em todos os setores
30/08/2023"Altas taxas de juros, inflação em espiral, conflitos militares e desastres naturais formaram um coquetel amargo nos últimos 12 meses. Mas a última temporada de resultados mostra que o mercado publicitário resistiu a essa turbulência e agora virou a página", afirmou James McDonald, Diretor de Dados, Inteligência e Previsão da WARC. Esse mesmo cenário econômico é observado no Brasil, que agora vive um processo de queda nas taxas de juros e a inflação está em nível mais baixo do que em anos anteriores.
Para se ter uma ideia do tamanho do mercado publicitário norte-americano, quase um terço de cada dólar gasto (31%) em todo o mundo é lá. Esses ganhos ajudarão a impulsionar o mercado global de publicidade para o que a WARC prevê ser o primeiro ano de um trilhão de dólares em 2024, quando afirma que os gastos com publicidade aumentarão 8,2% além de sua previsão de crescimento de 4,4% para este ano.
Outro ponto relevante, muito específico dos EUA, é que os gastos globais com publicidade em 2024 serão impulsionados pela campanha presidencial americana. A WARC estima que os gastos políticos atingirão $15,5 bilhões globalmente no próximo ano. No entanto, eventos esportivos, como as Olimpíadas de Paris, também são vistos como impulsionadores da publicidade e com efeitos além dos Estados Unidos, podendo afetar positivamente a maioria dos mercados.
Sobre o rádio, a WARC prevê globalmente uma reviravolta em andamento. Apesar de uma queda prevista de 2,4% nos gastos globais com publicidade em rádio este ano, a empresa estima que o rádio se recuperará no próximo ano com uma taxa de crescimento de 2,2%, com as receitas globais de rádio subindo de $28,7 bilhões para $29,4 bilhões.
A análise indica que o aumento mais significativo virá nos gastos com publicidade em áudio online. A WARC projeta um crescimento de 6,8% este ano, alcançando $6,2 bilhões globalmente. E para o próximo ano, prevê outro aumento de 8,4%, elevando os gastos globais com publicidade em áudio online para $7,2 bilhões.
No entanto, a análise da WARC também revela que, apesar das taxas de crescimento serem quatro vezes maiores do que as da AM/FM, o áudio online ainda tem uma participação muito menor no mercado global de publicidade - 0,7% para online versus 3,0% para transmissão de rádio terrestre em 2023, conforme as estimativas da empresa.
Por setor econômico, a análise da WARC sobre os gastos globais com publicidade mostra que os serviços financeiros (+11,5%) estão a caminho de ser o setor de crescimento mais rápido em 2024, seguido por tecnologia e eletrônicos (+11,3%) e farmacêutica e saúde (+11,0%). A análise sugere que o setor automotivo também está preparado para crescer significativamente (+4,7% em 2024) após um período de retração devido a problemas de oferta, impactados principalmente durante e após a pandemia da covid-19.
Dentro dos setores de serviços, espera-se que os gastos com publicidade cresçam no próximo ano nos setores de mídia e publicação (+3,3%) - que inclui empresas como a Netflix - bem como lazer e entretenimento (+3,9%) e telecomunicações e utilidades (+10,4%). Um crescimento mais moderado é previsto no segmento de varejo, segundo a análise da WARC.
O fator preocupante para setores de mídia, mesmo com alguns modelos de negócio sendo monetizados pelas bigtechs, como redes de anúncios programáticos, é a consolidação da concentração da receita publicitária para um pequeno grupo de gigantes tecnológicos, como Alibaba, Alphabet, Amazon, Bytedance e Meta. Essas empresas atrairão mais da metade (50,7%) dos gastos globais este ano e consolidarão essa posição em 2024 com uma participação de 51,9%, de acordo com a análise da WARC.
A WARC informa que, em sua previsão, a receita publicitária deste grupo de gigantes tecnológicos aumentará 9,1% este ano e 10,7% no próximo, enquanto a receita publicitária de todos os outros proprietários de mídia combinados permanecerá estável este ano.
"Nossas novas medições mostram como as fortunas de apenas cinco empresas têm uma grande influência nas perspectivas da indústria em geral e que essas empresas estão a caminho de registrar ganhos desproporcionais nos próximos meses", afirma McDonald.
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Conforme a imprensa especializada norte-americana, a nova análise combina pela primeira vez dados da pesquisa proprietária da WARC de proprietários de mídia, órgãos da indústria, agências de publicidade e organizações de pesquisa em 100 mercados ao redor do mundo com dados de receita publicitária de 40 dos maiores proprietários de mídia para oferecer uma visão completa do comércio publicitário.
Repórter: TudoRádio