Segundo a Kantar Ibope Media, houve uma alta de 10% em compra de mídia
28/09/2023O investimento em publicidade acompanha o momento econômico
da sociedade e a prova disso é que houve alta de 10% em compra de mídia,
totalizando R$ 36,7 bilhões, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e
o mesmo intervalo de 2023. De acordo com o levantamento, alguns pontos podem explicar
esse aumento, como o fim oficial das emergências sanitárias e a volta dos
megaeventos, como o Carnaval de Rua.
Os números fazem parte da edição de setembro do Data
Stories, conteúdo temático produzido pela Kantar Ibope Media, com o tema
"Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da
publicidade". O estudo tem como objetivo trazer uma radiografia da
indústria publicitária no primeiro semestre deste ano, auxiliando no
planejamento das marcas para as próximas datas comerciais.
Em relação a investimento por setores, os dados apontaram que aqueles ligados ao deslocamento e à exposição lideraram o ranking, uma vez que o semestre analisado foi marcado pelo retorno das atividades presenciais. Nesse contexto, os segmentos que mais cresceram foram Automotivo (52%), Bebidas (42%) e Beleza (34%). Além disso, a pesquisa também destacou que o vídeo contemplou mais da metade da verba de mídia e, no intervalo estudado pela KIM, 55% do investimento foi aplicado no formato vídeo em cinema, canais digitais e TV aberta ou paga.
Anteriormente, o relatório do Cenp-Meios também apontou para o crescimento do setor, mostrando que mercado registrou um crescimento de 10% no primeiro semestre de 2023. Segundo o dado apresentado, mercado fechou o período com R$ 9,14 bilhões de investimentos em mídia.
A Black Friday de 2023 irá acontecer no dia 24 de novembro e marca uma das datas comerciais mais importantes do segundo semestre. Em 2022, as categorias que mais apostaram em publicidade foram Lojas de Departamento (US$ 577 mil), Mídia e Conteúdo Digital (US$ 449 mil) e Marketplaces (US$ 287 mil). Já o investimento do Varejo de Telefonia, por sua vez, cresceu 506% apenas entre outubro e novembro.
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Do ponto de vista do consumidor, o levantamento apontou que as decisões de compra estão cada vez mais complexas, pois a jornada passa por múltiplos pontos de contato, fontes de informação e razões para comprar ou não. Nesse sentido, preço (58%), entrega rápida (34%) e facilidade de encontrar produtos (27%) são as variáveis mais consideradas pelo comprador.
Sobre os meios de pagamento, os consumidores preferem usar cartão de crédito na hora de finalizar os pedidos. O método foi usado por 49% dos clientes na última Black Friday. Boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%) aparecem na sequência.
Repórter: Propmark