Meio também supera redes sociais, vídeos online, dispositivos conectados à TV/internet e a TV tradicional entre adultos com 18 anos ou mais
07/03/2024De acordo com o levantamento da Nielsen, atualmente, o rádio
possui uma audiência média 12% maior que a da TV entre o público de 18 a 49
anos, refletindo a crescente influência do rádio, que alcança 40% mais
indivíduos nesta faixa etária em comparação à TV. O engajamento diário com o
rádio e a TV é praticamente idêntico, com pouco mais de uma hora por dia,
conforme dados analisados por Pierre Bouvard, no blog da Cumulus Media/Westwood
One Audio Active Group.
O relatório de audiência total do terceiro trimestre de 2023 da Nielsen aponta que o rádio terrestre continua sendo o meio de comunicação mais abrangente nos Estados Unidos, superando as redes sociais, vídeos online, dispositivos conectados à TV/internet e a TV tradicional entre adultos com 18 anos ou mais. Especialmente entre o público de 18 a 49 anos, o rádio AM/FM divide a liderança em alcance semanal com as redes sociais, superando os vídeos online e dispositivos conectados à TV, com a TV tradicional ocupando o quinto lugar.
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Já a TV, por sua vez, viu seu apelo diminuir
significativamente entre o público de 18 a 49 anos, com uma queda de 29% no
alcance semanal e uma redução de 62% no tempo diário de visualização desde
2018. Em contrapartida, metade das impressões de anúncios na TV agora são
direcionadas para o público com 65 anos ou mais, evidenciando um descompasso
com os anunciantes que buscam atingir uma audiência mais jovem, de acordo com a
análise feita pelo Westwood One Audio Active Group. Por outro lado, o rádio
AM/FM apresenta uma distribuição demográfica mais equilibrada, com 40% dos
ouvintes entre 18 e 49 anos.
O World Advertising Research Center destaca a importância do
alcance para a eficácia dos meios de comunicação, observando que o crescimento
geralmente vem da atração de compradores leves ou infrequentes. Isso sublinha a
eficácia dos meios de grande alcance, como o rádio AM/FM, na promoção de vendas
e lucros, em contraste com as limitações de uma segmentação estreita. O
tudoradio.com chegou a repercurtir outra análise de Bouvard, onde é destacado o
fato de que o rádio AM/FM é eficaz para alcançar tomadores de decisão
empresariais, algo vital para anunciantes.
Outro detalhe importante da análise é de que a audiência de
rádio AM/FM não se limita aos "horários de pico" tradicionais, com
59% da escuta ocorrendo fora desses períodos. As horas do meio-dia atraem o
maior número de ouvintes, desfazendo o mito de que os horários de pico dominam
o engajamento com o rádio. Outro fator de destaque na mídia especializada que
cobre o meio por lá é de que a audiência aos finais de semana também se mostra
mais substancial do que muitos anunciantes supõem, equiparando-se ao alcance
das manhãs e tardes durante a semana.
Repórter: TudoRádio