O quarto painel - “Rádio e Emoção”, levou os participantes a entrarem no coração do segmento e entenderem que é o veículo que abraça e acolhe
19/05/2024Foto: Agência J.Somensi
Rádio e emoção foi o quarto painel do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, na tarde do domingo (19), no Centrosul, em Florianópolis.
Participaram o Head de Rádios
na NSC Comunicação, Porã Bernardes; o radialista,
publicitário e CEO da RF Mídia, Robson Ferri e o jornalista, empresário
e proprietário do tudoradio.com, Daniel Starck.
Para o radialista, publicitário e CEO da RF Mídia, Robson Ferri, “o rádio é emoção, mobilização, poder. É o veículo que acolhe, abraça. Mas falta estratégia, planejamento. É preciso se perguntar: para onde vamos?”
Ferri continuou ao pontuar que “a cabeça do radiodifusor tem que estar aberta. Esse ambiente só vai destravar se abrir a cabeça”. E ainda, “o rádio tem que ter uma presença significativa na vida das pessoas”.
No debate “rádio e emoção” também foi levantada a questão
da Inteligência Artificial. Segundo Robson Ferri, a IA é como o fogo. Ou você vai
ser dominado pela IA ou domina-la. A Inteligência Artificial nunca vai
substituir o ser humano”, ressalta Ferri.
Conforme o Head de Rádios na NSC Comunicação, Porã Bernardes, “a gente vem de um mercado de fazer as coisas com emoção. Tem coisas em rádio que não adianta inventar. Não tem mais muita coisa que inventar. Tem coisas que vai ter que testar, construir uma estratégia digital”.
Ainda como salienta Porã, “o novo comportamento de consumo faz o rádio que tem hoje. As nossas marcas tem que impactar o tempo todo”. E mais: “os empregos acabam se a gente não estudar, não se transformar. Não é brigar com nova tecnologia, mas entender”.
Porã Bernardes finaliza, “as pessoas são extremamente necessárias. Tem que estar ali para impactar a vida das pessoas, de maneira positiva. Ser realmente parceiro do seu ouvinte. Todo mundo que está aqui é porque ama o rádio. E tem que amar mesmo”.
O jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com, Daniel Starck, na mediação do painel, destacou que “as plataformas digitais precisam se reinventar sempre. E a Inteligência Artificial pode ser um grande auxiliar do radiodifusor”.
O 19º Congresso
A edição deste ano do Congresso Acaert tem como tema “O Rádio e a TV em transformação”.
Fazem parte da programação nos dias 19 e 20, no Centro Sul em Florianópolis, palestras, painéis de debate, Feira de Negócios e premiações.
O evento tem o patrocínio de BRDE, Celesc, Crea/SC, Fiesc, Ocesc, Sebrae, Sicoob e SERT/SC. Parceiro institucional: Alesc.
Robson Ferri
À frente de uma equipe talentosa de mais de 40 colaboradores e com sede em São
Paulo – SP, Robson Ferri e sua equipe na RF oferecem um leque abrangente de
serviços, incluindo criação, produção e distribuição de conteúdo. Além disso,
como geradora de conteúdo para mais de 200 emissoras de rádio em todo o Brasil.
Jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT