Com capacidade de impactar positivamente ou até negativamente no dial FM, o streaming precisa fornecer uma boa experiência de áudio para o ouvinte
03/06/2024Como não poderia ser diferente, nos painéis sobre a transformação do rádio no congresso ACAERT Next, realizado na segunda quinzena do mês passado, o streaming de rádio foi um dos protagonistas das discussões e também da feira de serviços. E isso tem se repetido, seja em encontros aqui no Brasil ou em eventos no exterior. Falamos de métricas, faturamento vindo de áudio online, crescimento acelerado na oferta de dispositivos conectados, etc. E é difícil encontrar uma estação de rádio brasileira sem ter seu streaming disponível. Ótimo, entendemos que isso é importante. Mas e a experiência do ouvinte? Vou insistir nesse tema, pois ainda temos alguns trabalhos a fazer.
Ainda no último ACAERT Next, a Kantar IBOPE Media indicou que o acréscimo ao alcance no dial feito pelo streaming de uma emissora top 10 de audiência é de 47%, ou seja, essa é a média de incremento que uma rádio hoje pode ter de ouvintes únicos se trabalhar bem o áudio digital ao vivo. Valor este que é ampliado conforme os dados são atualizados pela empresa. Mas qual é o problema que encontramos hoje? Não é a falta do serviço, mas sim a qualidade final dele para o ouvinte.
Cuidamos do transmissor do ar, processador, cobertura de
sinal terrestre, etc., mas pecamos na escolha do encoder de streaming (quando a
prestadora não tem um específico para fornecer), na captação do áudio e na
distribuição dele. Exemplo: tem rádio de grande porte no FM, toda bem montada,
cujo streaming é mono, mesmo sendo uma rádio musical. Outras pecam na captação
do áudio, deixando-o mais baixo do que o recomendável, com chiado ou qualquer
outro elemento sonoro incômodo para o ouvinte.
E por que isso é um problema? Mesma lógica do que falamos sobre o rádio FM no dial quando o som não é bom ou não dispõe (ou utiliza corretamente) tecnologias como o RDS: o ouvinte está trafegando entre diferentes serviços de mídia, em especial nos dispositivos conectados. Se a experiência com o áudio for melhor no Spotify do que na sua rádio, por exemplo, automaticamente a impressão que ficará para a audiência é de que a determinada emissora é inferior, atrasada tecnologicamente.
Se o streaming consegue incrementar o alcance do dial FM, de acordo com a Kantar IBOPE Media, como são formatos que se complementam, a experiência ruim no online pode também contaminar a visão sobre a qualidade de uma determinada emissora no dial. É importante ter isso em mente, tendo em vista que muitos ouvintes não estão necessariamente preocupados com a forma de ouvir a estação (on ou off), querem apenas ouvir.
No geral, a nossa situação é ruim? Não, não vamos generalizar, seria errado e injusto. Tanto que esses números positivos que vemos vindo do online só são possíveis devido ao bom trabalho feito por muitas emissoras. Tem rádio aqui no Brasil que faz o pacote completo: excelência no dial, bom uso dos recursos disponíveis, cuidado extremo com o streaming e uso de metadados. E nem vou entrar aqui no uso de dados para vendas e estabelecimento de estratégias artísticas, algo que seria assunto importante para outro artigo.
Está com alguma dúvida sobre a percepção da qualidade do streaming da sua emissora? Simples: de preferência no período da manhã, com fones de ouvido, conecte-se a ela. Depois, usando um agregador (como o do tudoradio.com), mude rapidamente para outra emissora concorrente e vá comparando. Ainda restou alguma dúvida? Saia do streaming de rádio e ouça streaming de música como Spotify. Vá comparando: hoje temos várias configurações possíveis para equilibrar boa qualidade de áudio para dispositivos conectados, com taxas de conexão acessíveis para consumo de dados.
Isso tudo é importante. E é a base para que, no futuro, o streaming deixe de ser apenas um simples complemento secundário ou apenas gasto operacional. É um trabalho que leva tempo, precisa ser estratégico e precisa partir com qualidade para aquele que mais deve ser beneficiado: o ouvinte.
Repórter: TudoRádio