RÁDIO NO MUNDO: Rádio tradicional é considerado o meio de comunicação mais confiável nos EUA

Pesquisa do Katz Radio Group destaca a credibilidade de diferentes meios entre adultos estadunidenses

02/07/2024



Em meio a um cenário crescente de desinformação e mal informação, uma nova pesquisa do Katz Radio Group revelou que o rádio tradicional é considerado o meio de comunicação de massa mais confiável nos Estados Unidos. O estudo, que entrevistou 1.000 adultos com 18 anos ou mais, apontou que quase 80% dos participantes consideram o rádio como muito confiável ou confiável, superando outros meios de comunicação, incluindo jornais, televisão, revistas e mídias sociais.

Os resultados destacam uma vantagem significativa do rádio em termos de confiança quando comparado às mídias sociais, que obtiveram apenas 27% de confiança dos adultos pesquisados, tornando-se o meio de comunicação de massa menos confiável. A pesquisa mostrou que a confiança no rádio é alta em todas as faixas etárias, mas é especialmente elevada entre os adultos mais velhos, com 83% dos entrevistados com 55 anos ou mais confiando mais no rádio do que em qualquer outro meio. 

Este grupo também demonstrou uma confiança maior em revistas e uma confiança consideravelmente menor em mídias sociais. Por outro lado, os adultos mais jovens, com idades entre 18 e 34 anos, embora mais receptivos às mídias sociais, ainda priorizam o rádio como fonte confiável de notícias.

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Dados adicionais do Morning Consult, divulgados em março, indicam uma recuperação na credibilidade da mídia nos Estados Unidos nos últimos quatro anos, liderada pelo rádio como a fonte de notícias mais confiável. A confiança no AM/FM aumentou de 60% para 63% nesse período, enquanto os podcasts também registraram um aumento significativo na credibilidade, especialmente entre a Geração Z e os millennials.

Em 2023, o nível de confiança no rádio está acima da média geral de 55% de credibilidade para a mídia de notícias entre os adultos nos EUA. Notícias de rede e jornais seguem o rádio nos rankings de confiança, enquanto as mídias sociais permanecem como a fonte de notícias menos confiável.

A pesquisa também revelou uma divisão geracional na confiança nos meios de comunicação, com a Geração Z mostrando os níveis mais baixos de confiança nos principais veículos, apresentando desafios para o futuro das notícias transmitidas.

Repórter: TudoRádio

Últimas notícias