A IA foi usada pelos cientistas laureados nas categorias de Física e Química
09/10/2024
Foto: MinervaAustral
Na terça (7) e quarta-feira (8) desta semana, a Academia Real das Ciências da Suécia anunciou os vencedores dos Prêmios Nobel 2024 de Física e Química, respectivamente. Os cientistas premiados em ambas as categorias foram escolhidos devido às suas pesquisas revolucionárias que envolvem o uso da Inteligência Artificial (IA). Os que ganharam o Nobel de Física foram John Hopfield e Geoffrey Hinton. Já na categoria de Química, venceram David Baker, Demis Hassabis e John M. Jumper.
O americano Hopfield e o britânico Hinton são considerados pioneiros nos estudos da IA. Eles receberam o Nobel em razão de suas contribuições que permitiram o aprendizado de máquina (conhecido como machine learning, em inglês) por meio de redes neurais artificiais. Essa tecnologia se tornou fundamental para a IA.
Os ganhadores do Nobel de Química levaram o prêmio por suas pesquisas que decifraram os segredos das proteínas por meio da IA e da computação. Um dos premiados, Hassabis, ajudou a fundar a empresa de pesquisa em IA que posteriormente se transformou no Google DeepMind — onde Jumper, outro dos cientistas que dividirão o Nobel, também trabalha.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Ambos os prêmios totalizam 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 5,8 milhões) cada.
*Com informações do g1.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT