Ao longo de quatro décadas de sucesso, o publicitário deixou sua marca no mercado
17/10/2024Washington Olivetto na cerimônia de abertura do 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ ACAERT Next. Foto: Agência J.Somensi (@j.somensi).
No domingo passado, 13, o publicitário Washington Olivetto faleceu e deixou um legado de relacionamentos com os anunciantes, inclusive, sendo o responsável pela criação de diversos personagens e mascotes para as marcas, como o “Garoto Bombril” ou o “Cofapinho”. Ao longo desta semana, tanto os dirigentes e executivos de empresas quanto as marcas relembraram o legado de Olivetto para seus negócios.
Segundo Ivo Rosset, CEO do Grupo Rosset, a ideia para a campanha “Primeiro Sutiã” surgiu pelas próprias mãos de Olivetto. Na época, já com uma história de 50 anos no mercado, a Valisère havia sido adquirida pela Rosset. De fato, conta o executivo, a marca precisava ser rejuvenescida. O “Primeiro Sutiã” ganhou o Leão de Ouro em Cannes, o Clio, de Nova York, e foi considerado pela Tokyo Television Network como o melhor comercial do mundo em 1987.
“Ele era genial, as coisas fluíam de forma natural. O time da agência era muito ambicioso e abraçou o projeto. A história era forte, comovente, divertida e o slogan maravilhoso. Grudou na cabeça do brasileiro e até hoje é um marco cultural”, avalia a executiva. Além disso, ela destaca como aquela estratégia conversou com os anseios de milhões de mulheres em todo o Brasil.
Ao mesmo tempo, o filme triplicou as vendas dos produtos da marca em meio ano, período em que a campanha ficou no ar. Ao longo de três anos a Valisère continuou trabalhando com Olivetto em peças que se desdobraram a partir da primeira campanha.
Como Olivetto convenceu Brizola e Maluf a estrelar uma campanha de sapatos?
Considerado como o “garoto prodígio da publicidade brasileira”, Washington Olivetto convenceu Leonel Brizola e Paulo Maluf a estrelarem as campanhas de sapatos masculinos da Vulcabras. Em 1989, o Brasil estava em efervescência política e social em razão da promulgação da nova Constituição federal no ano anterior. Segundo Pedro Grendene, CEO da Vulcabras e cofundador do grupo Grendene, trabalhar com Olivetto reverberou em todo o processo da empresa, da publicidade aos negócios e as relações humanas.
De fato, explica Grendene, por mais de 20 anos a W/Brasil foi responsável pelas estratégias de marketing tanto de Vulcabras quanto de Grendene. Além dos políticos, a agência criou filmes com Hebe Camargo e o então presidente do Corinthians, Vicente Matteus. “A conta de Vulcabras nunca deixou Olivetto e a W/Brasil, mas o modelo de fazer publicidade se modernizou e as redes sociais dominaram. O prestígio do sapato social decaiu e, tanto as pessoas quanto as marcas, migraram para outros setores”, comenta.
Repórter: Meio & Mensagem