Rádio no mundo: AM/FM streaming e permanece como principal plataforma de música nos EUA

Levantamento estadunidense revela que rádio captura 32% do tempo de consumo de música

10/12/2024


Um estudo da Edison Research revelou que, apesar do crescimento do interesse por podcasts e conteúdos falados, o rádio AM/FM continua sendo a principal plataforma para ouvir música nos Estados Unidos, superando as plataformas de streaming. De acordo com os dados, a música representa 74% do tempo médio diário de consumo de áudio no país. As transmissões de rádio AM/FM lideram como a principal fonte de música para ouvintes com 13 anos ou mais, capturando 32% do tempo diário de audição

As plataformas de streaming, como Spotify, Apple Music, Amazon Music, Pandora e YouTube Music, seguem de perto, representando 28%. Já o YouTube, utilizado para música e videoclipes, contribui com outros 18%. O estudo também apontou que 9% do tempo de audição é dedicado ao SiriusXM, enquanto músicas de acervo pessoal, como vinil, CDs ou arquivos baixados, somam outros 9%. 

Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail

Canais de música na TV, como Music Choice e Stingray, completam o cenário com 3% do tempo total de escuta. Entre ouvintes mais jovens, de 13 a 64 anos, o cenário é ligeiramente diferente, com as plataformas de streaming superando o rádio por uma margem estreita: 31% contra 30%, respectivamente.

O rádio como líder geral de áudio

Além da música, o estudo Share of Ear do terceiro trimestre destacou o rádio como a principal plataforma de áudio nos EUA, capturando 37% do tempo total de consumo de áudio entre adultos com 18 anos ou mais. Videoclipes no YouTube e podcasts aparecem em seguida, com 13% e 10%, respectivamente.

No ambiente automotivo, o rádio AM/FM mantém ampla liderança, representando 86% do tempo de áudio com anúncios, incluindo 82% entre pessoas de 18 a 34 anos. O streaming contribui com 13% do consumo de rádio neste cenário. Já entre ouvintes hispânicos de 18 a 34 anos, os podcasts têm destaque, somando 48% do tempo de áudio com anúncios.

Os dados confirmam a relevância do rádio como a principal plataforma de áudio nos Estados Unidos, mesmo com o avanço de novas tecnologias e mudanças nos hábitos de consumo.

Repórter: TudoRádio

RÁDIO NO MUNDO
Últimas notícias