Global Ad Spend Forecasts 2025 indica que o crescimento será impulsionado principalmente pela televisão
11/12/2024Entre as tendências para a publicidade brasileira para o próximo ano, está um crescimento de 5,2%, conforme indica a Dentsu por meio do “Global Ad Spend Forecasts 2025”. O relatório aponta que o crescimento será guiado por duas vertentes principais: a televisão e os investimentos em digital. A TV vem registrando um crescimento de 5,8% ano a ano, com 44% de share. Já em investimentos no digital, há um aumento de 5,4% e 39% de share. Há um destaque para o aumento de transmissões em canais de streaming, desde eventos esportivos a eventos musicais. No que diz respeito ao rádio, a pesquisa revela uma previsão de crescimento de 7,8% e, para a mídia out-of-home, de 2,1%.
A Dentsu chama a atenção para o fato de que a ausência de grandes eventos em 2025 deverá impactar negativamente o crescimento do mercado, uma vez que os anunciantes podem adiar investimentos para o segundo semestre do ano. Ao lado dos Estados Unidos, o Brasil poderá protagonizar uma expansão de 6,3% do mercado publicitário nas Américas — muito puxado pela alta de investimentos em digital e anúncios em streaming.
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A Dentsu baseia as expectativas para o próximo ano no que chama de era algorítmica, em que o cenário de mídia está evoluindo com base na sofisticação dos algoritmos tecnológicos e tornando-se mais personalizável e comprável. Neste cenário, a inteligência artificial desempenha um papel cada vez mais importante ao abrir portas para a informação e o entretenimento. Os dados, por sua vez, deverão moldar as estratégias de mídia dos anunciantes de forma crescente. Há a expectativa de que investimentos publicitários guiados por algoritmos cheguem a 59,9% ainda este ano, e representem 79% do total investido até 2027.
Previsão para demais canais
Além disso, o canal digital seguirá como o de crescimento
mais rápido. A projeção é de 9,2% no ano que vem, alcançando US$ 513,0 bilhões
e representando 62,7% dos investimentos globais. O retail media se destaca, com
um crescimento de 21,9% no ano a ano e 19,7% até 2027. Os anunciante tem
apostando em anúncios fora de seus sites, em canais como a TV conectada, por
exemplo.
O relatório prevê, ainda, 8,7% a mais em investimentos em
redes sociais no ano que vem. Isso se deve à constituição do ecossistema que
combina compras, vídeos, busca e jogos. O canal desempenha papel importante no
engajamento com os jovens, sobretudo aqueles da geração Z.
Para vídeo online, o relatório revela expectativa de
crescimento de 8%, e 11,1% para mídia programática — cujos investimentos
representarão mais de 70% do total em 2025.
Há previsões globais também para a TV (+0,6%); TV conectada
(+18,4%); TV aberta (-2,5%); anúncios em cinema (+3,2%) e OOH (3,9%). A mídia
impressa segue em contração.
Repórter: Meio & Mensagem