Suria é uma plataforma moderna que centraliza as informações sobre outorgas ativas; objetivo é promover maior transparência
19/12/2024Secretário de Comunicação Social Eletrônica do MCom, Wilson Diniz Wellisch
Fazendo parte dos processos de otimização e modernização dos sistemas, implantados pelo Ministério das Comunicações na atual gestão, foi inaugurado neste mês o novo Sistema Unificado de Radiodifusão e Ancilares (Suria). O Suria é uma plataforma moderna que centraliza as informações sobre outorgas ativas dos serviços de radiodifusão, promovendo maior transparência e facilitando o acesso aos dados das entidades.
“O Ministério das Comunicações está empenhado em promover mudanças que facilitem os acessos aos dados públicos e promovam maior transparência da gestão no que diz respeito ao fornecimento de informações que podem ser consultadas pelo público. O Suria é um avanço significativo neste sentido e esperamos que ele possa contribuir e facilitar a vida de quem quer consultar algo relacionado à radiodifusão”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
O lançamento oficial do Suria ocorreu nesta quarta-feira (18), durante o evento Radiodifusão 360, que reuniu uma série de anúncios para o setor de radiodifusão. A cerimônia foi realizada no Ministério das Comunicações. Entre suas principais funcionalidades do Suria, destaca-se o acesso integrado aos dados das outorgas e aos quadros societários das entidades executantes, permitindo uma gestão mais eficiente e um acompanhamento detalhado dos serviços de radiodifusão no Brasil.
Além disso, o sistema oferece uma ferramenta de consulta por meio de um mapa interativo, que permite visualizar os canais de TV Digital e de Rádio FM sintonizáveis em cada cidade brasileira, considerando as estimativas de cobertura de cada estação autorizada. Todo o sistema foi desenvolvido pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Universidade de Brasília (UnB).
Repórter: Assessoria de Imprensa ACAERT c/inf. MCom