Ferramenta é utilizada pela ACAERT em campanhas públicas e privadas
28/01/2025Já foi o tempo em que a única comprovação de veiculação de mídia em rádio era a chamada gravação de censura, que emissoras são obrigadas a fornecer quando necessário. Pelo menos em Santa Catarina, um sistema inovador no país tem a capacidade de prevenir eventuais falhas na programação do material que vai ao ar.
Em 2021, a Rede Comercial ACAERT – RCA, que faz a gestão de cerca de 8 mil comerciais por dia nas emissoras de rádio associadas, procurou a empresa catarinense HealthData Solution para desenvolver um sistema capaz de prevenir problemas na veiculação das campanhas de seus clientes públicos e privados.
“Sabemos que existem muitas variáveis entre o que é programado e o que é efetivamente veiculado. Nossa meta é mitigar os erros o máximo possível”, explica a diretora da RCA, Liza Rocha. “Temos um grande compromisso com os nossos clientes públicos e privados em entregar o que foi programado com qualidade e precisão”.
Após dois anos de pesquisa e desenvolvimento, a empresa apresentou o sistema chamado RadioHealth, que utiliza o conceito de preditividade para otimizar a veiculação da mídia contratada e distribuída pela ACAERT. Com base no planejamento das campanhas, o sistema verifica diariamente as quantidades contratadas e garante a correta associação dos materiais a cada Pedido de Inserção (PI).
“É importante destacar que o RadioHealth funciona de forma integrada com os sistemas das emissoras, recebendo informações exclusivamente relacionadas às campanhas gerenciadas pela ACAERT. Não temos acesso à programação geral das rádios, apenas aos dados específicos das campanhas de nossos clientes”, esclarece Liza Rocha.
Em julho de 2024, a RCA começou a testar o RádioHealth, e, em setembro, o sistema foi oficialmente implementado. Os resultados são expressivos. Antes do uso do sistema, de janeiro a junho, a média mensal de inserções abatidas nos PIs era de 553. Isso significa que essas inserções, por algum motivo, não foram veiculadas ou apresentaram falhas, mas não foram cobradas dos clientes. Com o RadioHealth, esse número caiu para 112 em julho, uma redução significativa que demonstra o impacto da ferramenta.
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“Agora, conseguimos identificar e atuar preventivamente antes mesmo de a campanha ir ao ar, corrigindo possíveis falhas de programação e garantindo a máxima eficiência na veiculação”, acrescenta Liza.
Entre as funcionalidades do sistema, destacam-se a identificação de problemas como gravadores de censura que param de funcionar, streaming offline, falhas de áudio e comerciais que não são veiculados. Além disso, o RadioHealth oferece relatórios e dashboards personalizados, permitindo uma gestão ainda mais precisa e eficiente.
“O RadioHealth antecipa falhas humanas e minimiza perdas relacionadas à ausência de veiculação ou ao uso de materiais incorretos, promovendo mais segurança e eficiência no meio rádio”, afirma o CEO da HealthData Solutions, Mateus Martinho Brune.
Para a diretora da RCA, a meta é ambiciosa: zerar as inserções abatidas. “Estamos no caminho certo para alcançar esse objetivo”, conclui.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT