Dados da Edison Research revelam desempenho do meio em diferentes categorias de conteúdo
06/02/2025A Edison Research divulgou mais um insight baseado na Share Of Ear, pesquisa que mede o número de horas de consumo de conteúdo de áudio em um dia. A base é o público americano e a pesquisa é realizada trimestralmente.
Agora, a Edison apresentou um olhar específico sobre o consumo de rádio AM/FM, analisando os diferentes tipos de conteúdo de áudio ouvidos.
Quando um participante da pesquisa registra o áudio que está consumindo, ele também informa que tipo de conteúdo está ouvindo, incluindo notícias, esportes (comentários ou narrações ao vivo), talk shows ou música.
Quer receber notícias da ACAERT? Assine a newsletter - Assine aqui e receba por e-mail
Por décadas, praticamente a única forma de consumir notícias, esportes e talk shows era pelo rádio. No entanto, hoje, há uma diversas novas opções de distribuição de conteúdo de áudio disponíveis para os ouvintes.
O gráfico abaixo mostra a participação do rádio AM/FM no total do tempo de consumo de diferentes tipos de conteúdo. Como pode ser observado, a participação do rádio varia significativamente entre as quatro categorias.
O áudio de notícias é, de longe, o ponto forte do rádio. Quase 70% de todo o tempo diário gasto ouvindo notícias acontece no rádio AM/FM. Logo atrás estão os esportes, com 61%. Ou seja, a maior parte do conteúdo de notícias e esportes nos EUA ainda é consumida via rádio AM/FM.
Enquanto isso, o rádio AM/FM mantém uma presença forte, mas significativamente menor, nas outras duas categorias de conteúdo: talk shows e música. Como já relatado anteriormente pela Edison, os podcasts assumiram a liderança na categoria de talk shows e, para músicas, os fãs têm agora muitas outras opções para consumo.
Repórter: ZYDigital