Documento orienta anunciantes sobre práticas de concorrência saudáveis para fortalecer e qualificar o mercado publicitário em SC
15/09/2016O Sindicato das Agências de Propaganda de Santa Catarina (Sinapro/SC) está lançando a segunda edição do Guia de Concorrências Privadas. Voltada às empresas anunciantes, a publicação traz orientações para um padrão de concorrência considerado saudável e ético na seleção de agências de propaganda, já que ainda hoje não existe regra ou lei sobre o assunto. O Guia será enviado a empresas, indústrias, agências associadas, representantes do trade da comunicação, diretores dos veículos de comunicação e outras entidades representativas a partir da próxima semana (19/9). Um dos seus objetivos é fortalecer o setor e servir de instrumento para qualificar a publicidade no Estado, já que uma propaganda de qualidade abre mercados e gera negócios.
A pioneira na adoção das práticas descritas nesta nova edição da cartilha é a RBS Santa Catarina, que está desenvolvendo uma nova marca. A empresa lançou, no dia 13 de setembro, uma concorrência privada embasada no guia para selecionar a agência que vai elaborar o plano de comunicação e os materiais de divulgação para apresentar a nova marca do grupo no mercado, ainda em 2016. “A adesão de um grupo do porte da RBS, que é o maior de Santa Catarina em comunicação, é um sinal claro de que o mercado está bem sólido, e é também um grande exemplo, pois trata-se de um grupo com grande alcance que acredita em melhores práticas na seleção de fornecedores na área de comunicação”, considera o presidente do Sinapro/SC, Pedro Cherem.
O guia trata de assuntos como a construção de relações saudáveis entre agência e contratante (remuneração, honorários e desconto-padrão), trazendo o passo a passo a ser seguido para que a concorrência seja ética e eficaz, além de trazer também uma breve perspectiva sobre as ações do sindicato. Entre as dicas contidas na cartilha estão as normas-padrão da atividade publicitária, como o direito das agências receberem o desconto-padrão de 20% sobre a veiculação e os 15% de honorários sobre os custos de produção que pagarão os serviços de planejamento, intermediação, orçamento, negociação, acompanhamento técnico, monitoramento e autorização juntos aos veículos e aos fornecedores. Além disso, trata também de uma sugestão de limite de 15 agências participantes por concorrência, além de nortes para a escolha da prestadora de serviço.
“Com práticas saudáveis de concorrência o mercado como um todo cresce e tende a melhorar ainda mais a qualidade de entrega sos serviços, contribuindo para o crescimento e fortalecimento do setor”, complementa Cherem. O Sinapro/SC atua para fortalecer o setor e a gestão do negócio publicitário, promovendo a formação e o aperfeiçoamento técnico da atividade e o desenvolvimento da classe. O Sindicato filiado à Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro), uma entidade sindical de grau superior que reúne todo o universo de agências legalmente constituídas no Brasil. Fundado em 28 de julho de 1981, o Sinapro/SC possui mais de 100 filiadas, entre elas as maiores e mais bem estruturadas agências do Estado.
Repórter: Sinapro/SC