Entidade fez o maior investimento de sua história na digitalização de processos e pessoas
09/12/2020A Associação Catarinense de
Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT concluiu o maior investimento de sua
história em transformação digital. Ciente das mudanças promovidas pelos avanços
tecnológicos, intensificadas pela pandemia da COVID-19, a entidade iniciou em
2020 um grande investimento na digitalização dos processos, na conversão da
estrutura física e no treinamento da equipe.
Desde que assumiu o comando da
entidade, o presidente Silvano Silva tinha a ACAERT DIGITAL como uma das
metas da sua gestão. “Realizamos um profundo processo de transformação,
reestruturando a parte física e colocando os servidores em nuvem,
até o treinamento da equipe para uma nova plataforma de trabalho totalmente
digital. Este é um processo que teve início este ano, mas que será constante a
partir de agora para acompanhar a inovação tecnológica”, informou.
Para promover a transformação
digital, a ACAERT investiu em diferentes soluções e ferramentas tecnológicas. “Mesmo
considerando todo o investimento, o perfil de gastos da ACAERT aumentou muito
pouco quando comparado com o que tínhamos antes, mas se considerarmos que agora
os processos serão mais ágeis aumentando a eficiência dos colaborares, podemos
dizer que estamos economizando recursos após o investimento”, explica o diretor
executivo, Leonardo Soares Amorim
Veja abaixo os principais investimentos.
ACAERT AGORA É GOOGLE
Um dos principais investimentos
foi a conversão de toda a estrutura de trabalho das equipes da ACAERT para o
Google Workspace, um espaço de trabalho integrado e fácil de usar, com gerenciamento
otimizado e diversas ferramentas digitais que usam Inteligência Artificial.
Para permitir essa conversão, todos os colaboradores da entidade passaram por
um treinamento de 8 horas de duração, com certificados de conclusão e
proficiência nas ferramentas Google.
NOVO SITE E APP
A entidade colocou no ar um novo
site, completamente responsivo para acesso por smartphones, além de melhor
oferta de serviços e atendimento aos associados, com destaque para área de
conteúdo, financeiro/administrativo, e as assessorias técnica, jurídica e de
imprensa. Na área comercial, uma plataforma que permite ao cliente pautar uma
campanha de forma totalmente on-line, recebendo um atendimento personalizado a
partir de sua demanda. Ainda em 2020 a entidade vai lançar um aplicativo para
celulares com o objetivo de aproximar ainda mais o associado e a entidade,
facilitando o acesso aos serviços e atendimento personalizado.
REDE LÓGICA 10X MAIS RÁPIDA
A rede lógica da ACAERT estava bastante obsoleta,
trabalhando apenas na velocidade de 100MB, gerando diversos defeitos como
mau contato e consequente lentidão nos acessos.
Foi realizada troca para estrutura
e equipamentos mais atuais que trabalham 10 vezes mais rápidos (passando de
MEGABYTES para GIGABYTES) com tecnologia que possibilita uma melhor gestão na
rede, facilitando a identificação dos problemas e aumentando significativamente
a velocidade nos processos de troca e armazenamento de informações.
BANCO DE DADOS
Migramos o novo site e aplicativo
para a Amazon. São dois servidores distintos, um para garantir a estabilidade e
velocidade do acesso ao site e APP, aumentando a qualidade na experiência do usuário
e um segundo para o armazenamento de dados.
TELEFONIA I.P.
A telefonia virtualizada, além de
mais barata permite ao usuário utilizar a tecnologia digital para falar de onde
estiver, seja fisicamente na ACAERT ou em deslocamento, não perdendo oportunidade
de negócio ou operação das atividades da ACAERT.
LINK DEDICADO
A ACAERT investiu também nos
serviços de dados, contratou link dedicado para acesso ao banco de dados de
maneira remota e local. Este fator foi fundamental para a celeridade dos
trabalhos considerando a modalidade home office.
Repórter: ACAERT