Como o Twitter pode potencializar o relacionamento com a sua rádio?
Com cerca de 330 milhões de usuários ativos, o Twitter é um excelente canal para publicar informações e interagir com ouvintes
09/11/2021
(Crédito: Unsplash)
O Twitter é uma rede social e um serviço de microblog, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, conhecidos como "tweets". Criado em 2006, dois anos após a chegada do Facebook, não demorou para tornar a mídia social uma febre entre os internautas.
Inicialmente, foram as personalidades famosas que começaram a utilizar e disseminar o uso da rede, que só permite postagens com, no máximo, 280 caracteres. Em seguida, o sucesso foi tanto, que alcançou e despertou o interesse das corporações — estima-se que o número de perfis cadastrados já alcance cerca de 330 milhões de usuários ativos mensais (MAUs).
Agora, estudos e pesquisas sobre o uso do Twitter apontam que a grande maioria dos twitteiros acessa e segue perfis empresariais, pois se interessam pelas ações promocionais e pelas notícias relacionadas aos negócios. Também se sabe que esses usuários são, em grande parte, originados de acessos via dispositivos móveis — ambiente onde o blog se adaptou muito bem.
Assim, já deu para entender por que pode ser tão interessante para a sua rádio investir nessa ideia? Para isso, é importante lembrar que a presença no Twitter precisa ser constante e de preferência efetuada diariamente. Opte por uma linguagem mais próxima do seu público, além de explorar fatos do momento para gerar conteúdo.
Outro ponto que pode atrair mais audiência é o uso de links, imagens e vídeos, todos permitidos pela política de divulgação da rede. Estimule não somente a interação com os seus ouvintes, mas também a criação de uma network com outras rádios que tenham perfis ativos.
Se quiser realmente ganhar destaque será preciso interagir, ser rápido nas trocas de ideias e amistoso nas relações virtuais. Aliás, essas interações é que permitirão o aumento dos seus seguidores. Por isso, preocupe-se com a sua reputação. Aqui, separamos algumas vantagens do Twitter:
• É rápido e pode reproduzir notícias de maneira instantânea;
• Permite o uso de links externos, além de ser uma excelente ferramenta de compartilhamento de conteúdos;
• Utiliza hashtags para conectar mais e mais usuários;
• Facilita o contato imediato entre as empresas e seus clientes;
• Tornou-se um canal de SAC para as corporações;
• Devido à sua linguagem informal, consegue humanizar as marcas;
• É uma ferramenta de monitoramento, não apenas de assuntos do momento, mas também de credibilidade das empresas.