Vice-presidente de Inovação da ACAERT relata novidades e tendências da NAB 2022
Roberto Dimas do Amaral participou do maior evento de mídia, entretenimento e tecnologia do mundo
28/04/2022
Roberto Dimas do Amaral (a esq.) visitando os estandes da NAB 2022
O vice-presidente de Inovação e Competitividade da ACAERT, *Roberto
Dimas do Amaral*, participou da NAB 2022, realizada em Las Vegas, Estados
Unidos. Muitas novidades e tendências para o mercado. Acompanhe, abaixo, o
resumo produzido pelo vp.
Nab 2022
“O que acontece em Vegas, fica em Vegas.” Essa frase não
combina, quando falamos de NAB e do nosso setor da radiodifusão. Então, bora
compartilhar tudo que vi de novidade, na retomada do maior evento do mundo de
tecnologia para Radio e TV. A NAB 2022 foi uma feira diferente das outras, não
pelo tamanho, pois continua muito grande e bastante publico. Mas pelo que vi
lá. Gosto de separar por tópicos, pois fica mais fácil o entendimento.
- Pavilhão WEST - desta vez o pavilhão Sul não estava
aberto, porém transferiram para o novíssimo pavilhão WEST, onde você vai e
volta de Tesla, se não quiser caminhar muito. Ficou muito boa e enorme a nova
estrutura.
- Novidades - Diferente dos outros anos, a feira estava
mais dentro da realidade de todos, ou seja, sem “futurismos” e muito pé no
chão. Nada de coisas que ficávamos de boca aberta, ou pensando “imagina quando
chegar isso no Brasil”. Tudo que vi são coisas que já estávamos pensando ou
melhorias daquilo que já existe.
- TV e Rádios cada vez mais fortes - Participei de vários
painéis que falavam do rádio e da TV. Confesso que cheguei um pouco pessimista
com o nosso meio, mas saí de todas as palestras com a convicção que o meio do
rádio e TV estão e ficarão ainda mais fortes. Isso com dados e fatos atuais da
Nielsen e GFK por exemplo. Porém, estar multiplataforma e sair do quadrado é
fundamental. E olhar sempre as 3 plataformas, AR, DIGITAL e RUA. Temos que
estar presente em todo lugar, a “famosa” Ubiquidade.
- 5G - para mim a maior decepção da feira, pois não tinha
muita coisa de 5G, além do que já sabíamos. E também me decepcionei quando o
celular se conectou numa rede 5G, velocidade muito inferior a que temos no
Brasil, isso também ocorreu nas conexões 4G. Muito ruim mesmo. E não era meu
plano, perguntei a algumas pessoas, disseram que o sinal do celular não é bom
mesmo, pois tem muita gente usando muita banda, o que não comporta.
- Rádio com vídeo - essa é a grande tendência e quem não
estiver vai acabar sucumbindo. Estar com a rádio nas plataformas de streaming
com vídeo é fundamental. As emissoras precisarão daptar suas estruturas para
ser mais visual e trazer o localismo, além do áudio. Na NAB tinha muitas
soluções de baixo custo para rádios ou até TVs para entrarem com alta qualidade
com suas estações em vídeo.
- Conceito de TV e rádio com vídeo na internet - São dois
conceitos diferentes, fazer Televisão é muito caro e demanda alta produção.
Colocar a rádio ou ter um canal de vídeo nas plataformas de streaming demanda
baixa produção, porém o conteúdo deve ser muito relevante para um nicho ou para
o localismo.
- Virtualização - Essa foi a grande novidade e maior
tendência da NAB. Chama-se de virtualização, a Emissora levar todos os sinais
(áudio e vídeo) para a Nuvem e fazer toda operação em tempo real, sem precisar adquirir
nenhum equipamento, além dos equipamentos de captação de som e imagem. E o
pagamento seria pelo serviço utilizado.
Além da parte de tecnologia, a NAB abre nossa mente para
novos relacionamentos e possibilidades de negócio. Sugiro a quem puder, venha
todo ano.