Investimento em tecnologia é o foco do rádio do futuro

O assunto foi discutido durante o painel: O Rádio em Transformação no 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ ACAERT Next

19/05/2024

Um dos painéis deste domingo foi “O Rádio em Transformação” que contou com os palestrantes: Antônio Britto, da JB FM, Alexandre Hovorusky, da Saudade FM e Marco Moretto, da Hot 107 FM que discutiram as inovações e desafios do rádio nos dias de hoje.

Antônio Brito, da JB FM falou dos desafios do rádio e sobre rejuvenescer a audiência.

Ele destacou ainda a necessidade de as rádios investirem em tecnologia “Pode investir em aplicativo, num bom serviço de streaming que vai providenciar todas as ferramentas necessárias para você ter todo um sistema de mídia programático, um sistema de venda direta e treinamento, isso também é fundamental, pensando na longevidade do seu teu investimento agora. Você vai sair perdendo, mas no futuro você vai ganhar”

Alexandre Hovoruski, da Saudade FM, uma rádio que transmite para a Baixada Santista, em São Paulo também falou da necessidade de integrar novas tecnologias, como a Alexa.

E lembrou ainda para investir na audiência através do streaming.

Marco Moretto, da Hot 107 FM por seu lado, apontou a produção de conteúdo para redes sociais e destacou o Instagram como relevante para o negócio rádio.

Outro investimento que Moretto enfatiza é a promoção de eventos que ajuda muito na fixação da marca da rádio.


Acompanhe o podcast dos palestrantes no Youtube:

Conheça um pouco de cada um dos palestrantes:

ANTÔNIO MANOEL DO NASCIMENTO BRITO

Entusiasta da comunicação e inovação, é um otimista do rádio, sempre em busca de novas oportunidades para garantir a longevidade do negócio. Graduado pela University of Miami em 2006. Desde 2011 no Grupo JBFM, liderou a adaptação e inovação do conglomerado às mudanças de mercado. Compartilha suas experiências e discute a importância de se adaptar e inovar em um mundo em constante transformação e competitivo.

ALEXANDRE HOVORUSKI, Consultor Rádio Saudade FM, de Santos

Atuou como diretor Artístico de várias emissoras de rádio, como Educadora FM (Campinas), Transamérica FM (Curitiba/Rio de Janeiro), Cidade (Rio), Jovem Pan (São Paulo), Rádio Rock (São Paulo), JB FM (Rio), entre outras. 

MARCO MORETTO

Iniciou suas atividades no rádio em 2006, ainda quando criança, com 12 anos de idade. Integrado ao meio, se profissionalizou e especializou-se em administração voltada a veículos de comunicação. É um dos administradores mais jovens do rádio brasileiro. Graduou-se no Centro Universitário de Bauru (Instituição Toledo de Ensino) e especializou-se na FGV EAESP (Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas). É Diretor da Rádio HOT107 FM e Membro do Conselho de Administração da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).

Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT

Acaert Next
Últimas notícias