Para futuro da mídia, foco e frequência. Informação relevante continua sendo essencial

Jornalista Guilherme Ravache trouxe para o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, o tema das big techs e a importância de conteúdo relevante

20/05/2024


Foto: Agência J.Somensi

 

O primeiro painel da tarde desta segunda-feira (20), no 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, em Florianópolis, trouxe o tema – Big techs vão passar, produtores de conteúdo relevante perduram”.

Quem abordou o assunto foi o jornalista, empreendedor, consultor digital e colunista sobre inovação no Valor Econômico, Guilherme Ravache.

Conforme dados apresentados por Ravache, as big techs crescem mais devagar e oferecem publicidade e assinaturas como as TVs abertas e a cabo. “Elas são a nova mídia tradicional, inclusive com suas limitações (poderosas, mas lentas para inovar).  A inovação surge de lugares como uma empresa que nasceu sem fins lucrativos, a exemplo da OpenAI, fundada por ex-funcionários do Google”, destacou Ravache.

Além disso, “o consumo de mídia não para de crescer. Mas o valor real da mídia também caiu. Por isso, empresas de mídia tradicional estão se reinventando e se tornando mais eficientes e competitivas. Afinal é difícil reter a atenção das pessoas. Tecnologia é essencial, mas é commodity”, enfatiza o jornalista. As marcas estão voltando a olhar os números de maneira sensata.

Em algum momento, mesmo as big techs terão de olhar os resultados de suas operações de streaming e mídia. “Afinal, não chegaram no lugar que estão jogando dinheiro fora. E a Inteligência Artificial está mudando completamente o jogo, assim como há uma radical mudança de postura dos governos - mesmo que no Brasil estejamos atrasados”, explicou Guilherme Ravache.

Quanto ao futuro da mídia, Ravache afirmou que é preciso ter foco, “escolher o jogo, manter consistência e frequência. Priorizar iniciativas que possam gerar retornos desproporcionais. Informação relevante vai continuar sendo essencial”.

 

Veja o podcast com Guilherme Ravache:


 

O 19º Congresso

A edição deste ano do Congresso Acaert tem como tema “O Rádio e a TV em transformação”.

Além disso, do início ao fim do evento, os participantes têm acesso à Feira de Negócios. Eles podem visitar estandes interativos montados por empresas de serviços e equipamentos para emissoras de rádio e TV. A feira conta com expositores das seguintes empresas: Access, Audiency, Cadena, Connectmix, Loopert, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC) e YoungTech.

O evento tem o patrocínio de BRDE, Celesc, Crea/SC, Fiesc, Ocesc, Sebrae, Sicoob e SERT/SC. Parceiro institucional: Alesc.

 

 

Conheça o palestrante Guilherme Ravache:

É empreendedor, consultor digital e jornalista. Publica uma coluna sobre inovação e mídia no Valor Econômico. Nos últimos três anos, prestou serviços de consultoria para organizações de mídia na América Latina, Europa e Ásia, bem como para empresas multinacionais operando no Brasil.

 

Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT

Acaert Next
Últimas notícias