Jornalista Guilherme Ravache trouxe para o 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, o tema das big techs e a importância de conteúdo relevante
20/05/2024Foto: Agência J.Somensi
O primeiro painel da tarde desta segunda-feira
(20), no 19º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão/ACAERT Next, em
Florianópolis, trouxe o tema – “Big techs vão
passar, produtores de conteúdo relevante perduram”.
Quem abordou o assunto foi o jornalista, empreendedor, consultor digital e
colunista sobre inovação no Valor Econômico, Guilherme Ravache.
Conforme dados apresentados
por Ravache, as big techs crescem mais devagar e oferecem publicidade e
assinaturas como as TVs abertas e a cabo. “Elas são a nova mídia
tradicional, inclusive com suas limitações (poderosas, mas lentas para inovar). A inovação surge de lugares como uma empresa
que nasceu sem fins lucrativos, a exemplo da OpenAI, fundada por
ex-funcionários do Google”, destacou Ravache.
Além disso, “o consumo de
mídia não para de crescer. Mas o valor real da mídia também caiu. Por isso, empresas
de mídia tradicional estão se reinventando e se tornando mais eficientes e
competitivas. Afinal é difícil reter a atenção das pessoas. Tecnologia é
essencial, mas é commodity”, enfatiza o jornalista. As marcas estão voltando a
olhar os números de maneira sensata.
Em algum momento, mesmo as
big techs terão de olhar os resultados de suas operações de streaming e mídia. “Afinal,
não chegaram no lugar que estão jogando dinheiro fora. E a Inteligência
Artificial está mudando completamente o jogo, assim como há uma radical mudança
de postura dos governos - mesmo que no Brasil estejamos atrasados”, explicou
Guilherme Ravache.
Quanto ao futuro da mídia,
Ravache afirmou que é preciso ter foco, “escolher o jogo, manter consistência e
frequência. Priorizar iniciativas que possam gerar retornos desproporcionais.
Informação relevante vai continuar sendo essencial”.
Veja o podcast
com Guilherme Ravache:
O 19º Congresso
A edição deste ano do Congresso Acaert tem como tema “O
Rádio e a TV em transformação”.
Além disso, do início ao fim do evento, os participantes
têm acesso à Feira de Negócios. Eles podem visitar estandes interativos
montados por empresas de serviços e equipamentos para emissoras de rádio e TV.
A feira conta com expositores das seguintes empresas: Access, Audiency, Cadena,
Connectmix, Loopert, Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de
Santa Catarina (SERT/SC) e YoungTech.
O evento tem o patrocínio de BRDE, Celesc, Crea/SC, Fiesc,
Ocesc, Sebrae, Sicoob e SERT/SC. Parceiro institucional: Alesc.
Conheça
o palestrante Guilherme Ravache:
É empreendedor, consultor digital e jornalista. Publica uma
coluna sobre inovação e mídia no Valor Econômico. Nos últimos três anos,
prestou serviços de consultoria para organizações de mídia na América Latina,
Europa e Ásia, bem como para empresas multinacionais operando no Brasil.
Repórter: Assessoria de Imprensa/ACAERT